4
respostas

Mapear nossas distrações, cuidado!!!

Fazendo o apanhado de tudo que nos rouba atenção, olhando a postagem da galera por aqui vejo que é meio padrão o que nos tira do foco, é um celular e todas as suas funcionalidades, é estudar no computador que tem seus enésimos jogos, é está no mesmo ambiente que, pais, cônjuges e filhos e animais de estimação. Estes ultimos, eu respeito a drenagem de tempo e foco, são pessoas, são pessoas que gostam da gente, são pessoas que querem nossa atenção e isso deve ser respeitado, muito cuidado com essa de entrar no hiperfoco: "vou estudar tempo integral e esquecer as pessoas que me rodeia". Temos que eliminar o que tem que ser eliminado? Não, distrações como celular, jogos, redes sociais só precisam de manejo de tempo, todos nós precisamos de distração, de devaneio e ócio. Temos que impor limites nas interações com os familiares? Sim, mas tenham equilibrio nesse limite. Filhos pequenos não tem ainda um filtro de quando pode ou não te chamar, respeitem isso, falo como pai que trabalhou homeoffice por nove anos e eu praticamente criei minha filha na primeira infâcia, e foi complicado gerir a atenção que ela necessitava e meu trabalho, mas deu tudo certo. O certo é entender quais são seus gargalos familiares e aproveitar a velocidade quando eles não estão por perto, e gerir momentos de total ócio pois eles irão descansar nossa cabeça pra que o foco seja reestabelecido a posteriori, e respeitem seu processo, não acelerem além do que conseguem caminhar, e no fim, o êxito não é de quem correu mais, é de quem geriu melhor seus recursos e manteve um ritmo, e não desistir. É isso. Abraço à todos e bons estudos!!!!!

4 respostas

Olá, Francisco!

Parabéns pelo comentário, realmente, há de se equilibrar o ócio com o trabalho, o trabalho com as pessoas que nos amam, o trabalho e os distratores, e assim por diante. A dica que você deu de aproveitar o tempo em que familiares não estão para dar velocidade é algo que também faço por aqui. Mas também ter a noção de que com pessoas, devemos aumentar nosso cuidado e respeito e saber que há tempo para cada coisa.

Obrigada pela contribuição, tenho certeza que foi de grande valia não só para mim mas também para o fórum do curso inteiro.

Abraços e bons estudos!

Oi, Francisco! Como vai?

Sua reflexão foi muito rica e relevante. Você tocou em pontos importantes sobre o equilíbrio entre foco nos estudos/trabalho e a vida pessoal, especialmente quando se trata de interações familiares. É importante observar esses pontos - cada uma das áreas da vida tem sua importância. Estar presente em nossas relações e nas atividades que nos propomos a fazer, com concentração e entrega, pode transformar algo que nos tira a energia no contrário, em algo que nos recarrega.

Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

Abraços.

Fico feliz em ter contribuido com algo, de verdade, isso é a soma de uma vida profissional de muitos anos, lá se vão ai 25 anos de estrada e de tantos altos e baixos dentro dela até vê que nem todo dreno de atenção é realmente algo maléfico, pouco se explica isso, e as vezes nos tornamos pessoas mecânicas demais, e quando não estamos plenamente produtivos nos culpamos por está fazendo "nada", mas esses "nada" são bastante importantes pra nossa vida de um modo geral. E se vai bem nos demais aspectos da vida pessoal, a vida profissional flui e a estudantil também.

Obrigado à vocês pelo feedback, e se eu puder, quando eu tiver algo a acrescentar com certeza postarei, pode ser que ajude outros alunos na empreitada.

Abração.

Comentário maravilhoso Francisco! A mim já acrescentou muito! refletindo aqui...