1
resposta

Mão na massa: estimulando a vulnerabilidade premiada

Constatou se que a equipe reage às emoções e maneira de agir do(s) líder(es), normalmente quando a comunicação e escuta ativa estão fluindo a equipe tende a abraçar os desafios e seguir junto da gestão, fazendo inclusive trabalhos e assumindo posturas que em outros tempos não assumia. Então, o gestor precisa se conhecer, estabelecer sua metodologia de trabalho e se reavaliar constantemente. Outro ponto aqui é ficar atento às posturas e posicionamento dos integrantes da equipe, na buscar de identificar em qual zona o liderado se coloca diante de alguns assuntos e situação e, então tentar o envolver no processo para que ele acesse a zona azul. Muitas vezes ocorre situações em que a decisão não agradar a todos e nesse momento, é preciso trabalhar no líder o aceso aos membros contrários à decisão, de modo que eles, no mínimo, entendam a decisão e não fiquem na defensiva, na zona vermelha, isso será um exercício diário.
Como sugerido no exercício seguem algumas sugestões para transição da zona vermelha para a azul:

  1. Valorizar comportamento positivos em reuniões, trazendo situações do dia a dia e parabenizando o membro da equipe, com aplauso da equipe, medalhas simbólicas – empatia, proatividade, parceiros e outros.
    
  2. Criar rotina de feedback em curto prazo de tempo – mensal, por exemplo – como mensagem de “Você brilhou hoje!”, mensagem dos colegas de equipe reconhecendo atitudes positivas. E semanalmente os líderes destacarem pelo menos uma situação que de contribuição que fez a diferença, por menor que seja.
    
  3. Valorizar o fracasso positivo, que permitiu perceber e seguir novos caminhos, e ainda que o outro não cometesse o mesmo erro, assim uma roda de discussão rápida que permita entender o erro, o quanto ele pode ajudar os demais colegas e reorientar a rota para o sucesso.
    
  4. Elaborar um programa de recompensas das sugestões e ideias apresentadas pelos colaboradores: 
    

    “Sugestões que nos movimentam”
    a) Caixinha (caixa de e-mail) de sugestões e ideias de melhorias viáveis;
    b) Avaliação com equipe e classificar a sugestão – redução do tempo na central, redução de retrabalho, otimização do trabalho; aumento da produtividade; redução de risco e erros; segurança psicológica;
    c) Apresentação ao gestor responsável;

  5. Feedback à equipe e ao colaborador que apresentou a sugestão e ou ideia.
    
  6. Elaborar Matriz de Atitude desejadas, em conformidade com a missão da unidade, para fixar e atualizar sempre que se atualizar a missão da unidade, exemplo:
    

    ![Matriz de Atitude](Fonte: elaborada por Betânia do Amaral )

  7. Reconhecer o resultado da equipe – semestralmente, com apresentação de resultados, reconhecer as atitudes que contribuíram para o todo e destacar o trabalho em equipe com fator predominante para o sucesso.
    
1 resposta

Ei! Tudo bem, Betania?

Excelente reflexão e aplicação prática do conceito de vulnerabilidade premiada. Suas sugestões estão muito bem conectadas com segurança psicológica, escuta ativa e protagonismo da equipe. Dá para ver clareza na compreensão das zonas, do papel do líder e da importância do reconhecimento contínuo.

Ótimo trabalho ao trazer ações concretas e aplicáveis no dia a dia da liderança. Parabéns!

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!