1
resposta

Mão na massa: criando um product backlog

Para a criação do product backlog, primeiramente deve-se alinhar junto ao time Dev e ao PO quais estratégias serão utilizadas para captação de novos usuários, incluindo propagandas, cupons de desconto e pushs para pré cadastrados em diversos programas ofertados pela plataforma. Quanto à questão da usabilidade da plataforma, ao fim de cada atividade, um campo para dúvidas, críticas e avaliações gerais, com bonificações para os usuários que interagirem cada vez mais com a estrutura. Já na parte sistêmica, avaliações periódicas deverão ser realizadas, afim de se verificar as ferramentas, navegação, links e formulários. Quanto à estrutura inicial da plataforma, foi muito bem elaborado pelos colegas em outras respostas, quanto à diagramação e etapas para montagem e manutenção, descrito pela colegaKarina Cristo de Souza Reis : "1-Criação do site (incluindo opção de aplicativo também) 2- Cadastro de usuários (login e senha) 3- Apresentação detalhada das opções de cursos(com pré-visualizações) 4- Área para selecionar cursos desejados ( com opções de combinados ou cursos complementares) 5 - Apresentação de opções de pagamento e coleta de dados fiscais para registro e emissão de notas fiscais 6- Validação do usuário( politicas de segurança e privacidade) 7- Área do aluno(com os cursos iniciados/concluídos e acompanhamento do desenvolvimento) 8- Área de suporte(com chat para esclarecimento de dúvidas)".

1 resposta

Olá novamente, Luiz! Tudo bem?

Você já fez uma análise detalhada das estratégias de captação de usuários, usabilidade da plataforma e avaliação do sistema, o que é ótimo!

No entanto, ao criar um product backlog, é importante lembrar que ele deve conter uma lista de recursos, melhorias, correções de bugs e outras funcionalidades que são necessárias para o desenvolvimento do produto. Esses itens devem ser priorizados com base em seu valor para o negócio e os usuários.

A descrição do produto que a Karina Cristo de Souza Reis forneceu é um bom ponto de partida. No entanto, cada um desses itens pode ser quebrado em várias tarefas menores. Por exemplo, a "Criação do site" pode incluir tarefas como "Desenvolver a página inicial", "Desenvolver a página de cursos", "Desenvolver a página de login", etc. Cada uma dessas tarefas seria um item separado no product backlog.

Aqui está um exemplo de como você pode estruturar seu product backlog com base na descrição do produto que você forneceu:

  1. Desenvolver a página inicial do site/aplicativo
  2. Desenvolver a funcionalidade de cadastro de usuários
  3. Desenvolver a página de apresentação detalhada dos cursos
  4. Desenvolver a funcionalidade para selecionar cursos desejados
  5. Desenvolver a funcionalidade de opções de pagamento e coleta de dados fiscais
  6. Implementar a validação do usuário
  7. Desenvolver a área do aluno
  8. Desenvolver a área de suporte com chat para esclarecimento de dúvidas
  9. Implementar estratégias para captação de novos usuários
  10. Implementar campo para dúvidas, críticas e avaliações gerais
  11. Realizar avaliações periódicas do sistema

Lembre-se de que o product backlog é um documento vivo que deve ser atualizado e repriorizado conforme o projeto avança e novas informações são descobertas. Portanto, é importante que o time Dev e o PO estejam sempre alinhados e revisem o backlog regularmente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software