1
resposta

Mão na massa

Chat, me ajude a organizar minha rotina de estudo. Eu estou fazendo Ciencias de Dados na UFMS, na modalidade EAD. preciso fazer mais 12 módulos, que devem somar algo em torno de 223 horas até 15/06 e tenho um curso da Alura que devo finalizar até 10/06, e tem mais 66 horas para finaliza. Eu só tenho disponibilidade de estudar 2 horas por dia útil e 6 horas aos sábados e domingos

O chat basicamente me respondeu que preciso separar mais tempo para o estudo caso queira completar tudo.

para completar os dois, qual a melhor estratégia?

Rotina recomendada
Segunda a sexta
06h00 – 07h30 UFMS
Trabalho/faculdade
19h00 – 22h00 Alura
22h00 – 23h00 UFMS leve/revisão

Sábado
08h00 – 12h00 Alura
14h00 – 18h00 UFMS
19h00 – 21h00 Exercícios/revisão

Domingo
08h00 – 12h00 UFMS
14h00 – 18h00 Alura
19h00 – 20h00 Planejamento semanal

Além de me passar essa rotina, ele sugeriu várias estratégias para conseguir alcançar meu objetivo, como por exemplo.

Estratégias que fazem diferença REAL

1. Assistir tudo em 1.5x ou 2x

Principalmente:

conteúdos introdutórios;
repetitivos;
demonstrações longas.

Isso sozinho pode economizar:

25% a 40% do tempo.
2. Não fazer resumo bonito

Você não tem janela para estudo “acadêmico ideal”.

Use:

bullets rápidos;
print;
mapa mental simples;
flashcards curtos.
3. Separar estudo pesado e leve
Pesado (fim de semana)
programação;
exercícios;
projetos;
estatística;
matemática.
Leve (dias úteis à noite)
videoaulas;
revisão;
leitura;
quizzes.

1 resposta

Olá, Vanessa. Como vai?

Excelente aplicação prática das técnicas de engenharia de prompt! Você trouxe um problema real de gestão de tempo e ciência de dados para a IA, e o retorno foi muito estratégico.

O ponto mais interessante da sua interação foi como a IA agiu como um consultor de produtividade ao identificar que, no ritmo atual, a conta não fecharia sem ajustes drásticos. As estratégias sugeridas são fundamentais para quem estuda na modalidade EAD:

• Otimização de Vídeo (1.5x ou 2x): Essa é uma técnica de speed listening que ajuda a manter o foco e vencer conteúdos teóricos mais rapidamente.
  • Abandono do "Resumo Bonito": Em Ciência de Dados, o aprendizado é muito prático. Priorizar bullets rápidos e mapas mentais foca no que realmente importa: a retenção do conceito para aplicação no código.
  • Divisão de Carga Cognitiva: Separar o "estudo pesado" (como Estatística e Algoritmos) para os finais de semana é inteligente, pois essas matérias exigem blocos de tempo maiores para entrar em estado de Deep Work (trabalho profundo).

Como você está na área de Dados, uma dica de ouro é: tente aplicar o que você estuda na UFMS nos exercícios da Alura (e vice-versa). Quando você cria projetos híbridos, você mata dois coelhos com uma cajadada só, otimizando seu portfólio e seu tempo de estudo!

Espero que possa ter lhe ajudado!