Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano | Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa | PT 2

Explique este conceito como se estivesse me ensinando:

CONCEITO: [Qual conceito? Ex: Recursão em Python]
CURSO: [De qual curso? Ex: Python para Data Science]
MEU NÍVEL: [INICIANTE/INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO]

Estrutura:

1. Comece com uma analogia do dia a dia (relatable)
  2. Explique o conceito em linguagem simples
  3. Mostre um exemplo básico em código
  4. Mostre um exemplo mais complexo
  5. Explique quando usar e quando evitar
  6. Dê um macete/dica para não esquecer

Máximo 400 palavras, mas pode ser menos se ficar claro!

::

Explique este conceito como se estivesse me ensinando:

CONCEITO: Self-Consistency
CURSO: Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa
MEU NÍVEL: Iniciante

Estrutura:

1. Comece com uma analogia do dia a dia
  2. Explique o conceito em linguagem simples
  3. Mostre um exemplo básico em código
  4. Mostre um exemplo mais complexo
  5. Explique quando usar e quando evitar
  6. Dê um macete/dica para não esquecer

Máximo 400 palavras, mas pode ser menos se ficar claro!

2 respostas
solução!

Olá, Estudante! Como vai?

Achei muito interessante a forma como apresentou o conceito de Self-Consistency em etapas claras e acessíveis!

Sua resposta demonstra criatividade ao começar com uma analogia do dia a dia, clareza ao explicar o conceito em linguagem simples e objetividade ao mostrar como aplicar em exemplos práticos de código.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Registrar variações: anotar quais instruções geram maior coerência e quais produzem dispersão.
  • Testar diferentes prompts: pedir várias respostas da IA e comparar para identificar padrões consistentes.
  • Aplicar em problemas complexos: usar Self-Consistency em questões abertas para aumentar a confiabilidade das conclusões.

Ah uma pergunta: O que você considera mais útil nesse tipo de técnica, garantir respostas mais confiáveis ou explorar diferentes perspectivas antes de chegar a uma conclusão?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Garantir respostas confiáveis é o alicerce, mas explorar diferentes perspectivas é o que enriquece o processo. Sem confiabilidade, até a melhor perspectiva pode levar a conclusões erradas. Fixar-se em uma única abordagem, mesmo que precisa, pode limitar a criatividade e a capacidade de inovar. O ideal é começo com um método sólido para assegurar a precisão e, em seguida, testar outras formas de pensar para validar ou aprimorar a resposta.