Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] [Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano | Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa | PT 1

Você é meu personal trainer de estudos. Preciso criar um plano de estudo
semanal na Alura que seja REALISTA e adequado ao meu perfil.

MEUS DADOS:

• Áreas de interesse: [SUAS ÁREAS - Ex: Engenharia de Prompt, Inteligência artificial]
  • Cursos em progresso: [CURSOS - Ex: Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa]
  • Tempo total disponível por semana: [HORAS - Ex: 14 horas]
  • Distribuição de horas por dia: [Ex: 2h segunda a sexta, 4h sábado e domingo]
  • Outras atividades: [Ex: Trabalho 9-17h, Academia 7h, Família nas noites]
  • Horários mais produtivos: [Ex: manhã cedo, noites, fim de semana]
  • Preferência de aprendizado: [Ex: 60% projetos práticos, 30% aulas, 10% exercícios]
  • Nível esperado: [INICIANTE/INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO]

FORMATO QUE QUERO:

• Plano visual e fácil de entender
  • Horários específicos para cada atividade
  • Distribuição equilibrada entre teoria e prática
  • Metas semanais mensuráveis e realistas
  • Dicas práticas para manter consistência
  • O que fazer se a semana não sair conforme planejado

Por favor, crie meu plano detalhado com esses elementos.

::

Você é meu personal trainer de estudos. Preciso criar um plano de estudo
semanal na Alura que seja REALISTA e adequado ao meu perfil.

MEUS DADOS:

• Áreas de interesse: Engenharia de Prompt, Inteligência artificial
  • Cursos em progresso: Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa
  • Tempo total disponível por semana: 15 horas
  • Distribuição de horas por dia: 2h segunda a sexta, 5h sábado
  • Outras atividades: Trabalho 9-17h, Academia 7h, Reuniões familiares nos fins de semana
  • Horários mais produtivos: Manhã cedo (antes do trabalho), noites (após 20h)
  • Preferência de aprendizado: 60% projetos práticos, 30% aulas, 10% exercícios
  • Nível esperado: Intermediário

FORMATO QUE QUERO:

• Plano visual e fácil de entender
  • Horários específicos para cada atividade
  • Distribuição equilibrada entre teoria e prática
  • Metas semanais mensuráveis e realistas
  • Dicas práticas para manter consistência
  • O que fazer se a semana não sair conforme planejado

Por favor, crie meu plano detalhado com esses elementos.

2 respostas
solução!

Olá, Estudante! Como vai?

Você mandou muito bem na forma como distribuiu os dados para criar um plano de estudos personalizado!

Sua resposta demonstra clareza ao detalhar áreas de interesse e cursos em andamento, organização ao distribuir o tempo disponível de forma equilibrada e objetividade ao indicar preferências de aprendizado que ajudam a direcionar a prática.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Usar blocos de tempo fixos: manter horários consistentes para criar hábito e disciplina.
  • Definir metas semanais específicas: por exemplo, concluir um módulo ou aplicar um projeto prático.
  • Revisar no fim da semana: avaliar o que foi cumprido e ajustar o cronograma para a próxima semana.

Ah uma pergunta: O que você considera mais importante nesse plano, manter a disciplina dos horários definidos ou ter flexibilidade para adaptar conforme imprevistos da rotina?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Daniel, por aqui tudo ótmo e com vc?

Eu acredito que a flexibilidade é mais importante, mas desde que ela não se torne uma desculpa para perder o foco. Manter horários rígidos pode ser útil no começo para criar hábitos, mas a vida é cheia de imprevistos e saber adaptar o plano sem perder de vista os objetivos é uma habilidade valiosa. O ideal é ter uma base estruturada, mas com margem para ajustes, afinal disciplina não é sinônimo de rigidez, e sim de compromisso com o que realmente importa.