Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Para aplicar as técnicas de Engenharia de Prompt no meu dia a dia, criei um prompt voltado à organização da minha rotina de estudos e desenvolvimento profissional.

Escolhi esse tema porque estou buscando conectar os conteúdos estudados com minha atuação em Governança & Performance. No prompt, defini o papel esperado da IA, informei meu objetivo, trouxe áreas de interesse, restrições de tempo, estilo de aprendizado e pedi um formato específico de resposta em tabela.

O principal aprendizado foi perceber que um bom prompt precisa orientar bem o modelo: contexto, objetivo, restrições, formato esperado e critério de qualidade. Assim, a IA deixa de responder de forma genérica e passa a atuar como uma assistente mais útil para organizar estudos, revisar conceitos e transformar aprendizado em aplicação prática.

3 respostas

Olá, Alessandro! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você apresentou um conteúdo muito consistente: destacou a importância de contexto, trouxe clareza sobre o objetivo e reforçou o papel das restrições para tornar o prompt mais eficaz. Esse cuidado mostra maturidade no uso da Engenharia de Prompt e contribui para transformar aprendizado em prática aplicada na área de Governança & Performance.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Iteração: testar diferentes versões do prompt e comparar resultados.
  • Feedback: registrar o que funcionou melhor e ajustar continuamente.
  • Aplicação prática: conectar cada resposta da IA com situações reais do trabalho.

Ah uma pergunta: O que você considera mais desafiador nesse processo, manter a disciplina na rotina de estudos ou adaptar os prompts para diferentes contextos de aplicação?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Daniel, sobre sua pergunta: - O que você considera mais desafiador nesse processo, manter a disciplina na rotina de estudos ou adaptar os prompts para diferentes contextos de aplicação?"

Manter a disciplina de estudos nesses dias curtos de apenas 24h e com tantos temas novos a desenvolver, é sim um grande desafio manter a rotina de estudos, ao mesmo tempo em que adaptar os prompts exige uma conversação para garantir "sustentabilidade" nesses resultados.

Olá, Alessandro! Tudo bem?

Você trouxe uma reflexão muito pertinente sobre disciplina e adaptação de prompts.

Manter constância nos estudos e ajustar estratégias de aplicação realmente exige equilíbrio, foco e bastante resiliência.

Forte abraço e bons estudos por aí!