Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Para aplicar as técnicas de Engenharia de Prompt no meu dia a dia, criei um prompt voltado à organização da minha rotina de estudos e desenvolvimento profissional.

Escolhi esse tema porque estou buscando conectar os conteúdos estudados com minha atuação em Governança & Performance. No prompt, defini o papel esperado da IA, informei meu objetivo, trouxe áreas de interesse, restrições de tempo, estilo de aprendizado e pedi um formato específico de resposta em tabela.

O principal aprendizado foi perceber que um bom prompt precisa orientar bem o modelo: contexto, objetivo, restrições, formato esperado e critério de qualidade. Assim, a IA deixa de responder de forma genérica e passa a atuar como uma assistente mais útil para organizar estudos, revisar conceitos e transformar aprendizado em aplicação prática.

2 respostas

Olá, Alessandro! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você apresentou um conteúdo muito consistente: destacou a importância de contexto, trouxe clareza sobre o objetivo e reforçou o papel das restrições para tornar o prompt mais eficaz. Esse cuidado mostra maturidade no uso da Engenharia de Prompt e contribui para transformar aprendizado em prática aplicada na área de Governança & Performance.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Iteração: testar diferentes versões do prompt e comparar resultados.
  • Feedback: registrar o que funcionou melhor e ajustar continuamente.
  • Aplicação prática: conectar cada resposta da IA com situações reais do trabalho.

Ah uma pergunta: O que você considera mais desafiador nesse processo, manter a disciplina na rotina de estudos ou adaptar os prompts para diferentes contextos de aplicação?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Daniel, sobre sua pergunta: - O que você considera mais desafiador nesse processo, manter a disciplina na rotina de estudos ou adaptar os prompts para diferentes contextos de aplicação?"

Manter a disciplina de estudos nesses dias curtos de apenas 24h e com tantos temas novos a desenvolver, é sim um grande desafio manter a rotina de estudos, ao mesmo tempo em que adaptar os prompts exige uma conversação para garantir "sustentabilidade" nesses resultados.