Olá,
Notei que toda vez que a função "limpaTela" é chamada, ela também apaga a cor de fundo do canvas juntamente com o que foi desenhado.
Achei uma solução para manter a cor do canvas como pré-definido e assim ficar mais visível a animação dentro do limite da tela.
Dentro da função "limpaTela" após o parâmetro pincel.clearRect, eu adicionei os parâmetros com as definições iniciais da cor e dimensão da tela do canvas.
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
}
O resultado final do código ficou assim:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
var x = 20
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x++;
}
setInterval(atualizaTela, 10);
</script>