Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Mãe, bancária, pós graduanda... Minha agenda semanal:

Como mãe de 4 crianças, 8 anos, 4 anos, 1 ano e 9 meses e uma bebê de 3 meses, não têm sido fácil nessa pandemia. Estou na metade da minha licença maternidade de 6 meses, sendo que ainda faltam 3 meses para voltar ao trabalho. Felizmente as aulas voltaram por meio período para as 3 filhotas maiores e a bebê é boazinha, consigo estudar. Muitas vezes ela está em meu colo assistindo aulas, fazendo exercícios comigo, rsrsrs e quando não está no colo, está no bercinho ao lado do meu setup, me vendo o tempo todo.Tenho dedicado pelo menos 6 horas diárias pra estudar, que seria o tempo que passaria no trabalho, fora a 1 hora em trânsito. Tem dias que dedico bem mais do que 6 horas aos estudos. Estou cursando inglês, espanhol, pós graduação em engenharia de software e cursos da Alura nas áreas de Front End, Liderança, Design, entre outros. Minha agenda é mega flexível, sempre preciso interromper para auxiliar a bebê ou as crianças, mas consigo recuperar as energias e voltar pra minha mesa. Desde que comecei os cursos da Alura, dias antes de começar a pós, fiquei ainda mais ativa, mais motivada, tenho estudado os idiomas com mais afinco, resgatado meu desejo de dominar as ferramentas de Photoshop e Illustrator e também tenho tido mais paciência e energia para brincar e cuidar das crianças e do nosso lar. Também voltei a fazer caminhadas com meu marido, pedalar em nossa bike ergométrica e não tive mais crises de ansiedade. Fiz a Imersão Dev e ainda não fiz o Certificard porque tenho planos a longo prazo (5 anos) com os meus estudos e ideias de alguns projetos pro meu portfólio.Pra eu colher os frutos a longo prazo, preciso plantar cada sementinha dia a dia e trabalhar meus conhecimentos para que não caiam na curva do esquecimento.

4 respostas
solução!

Oi Camila, obrigada por compartilhar sua agenda? Mas uma pergunta, alguém te ajuda com as crianças? Hoje eu tenho apenas uma filha de 13 meses, mas ja voltei a trabalhar, de forma que esta bem complicado encontrar horario para os estudos. Estou trabalhando em casa, tento trabalhar no minimo de 9h00 às 17h00, ela fica na casa da baba nesse horario. Mas depois tem tudo pra fazer, arrumar as coisas da bebe, fazer a janta, lavar a louça etc. Meu marido faz a parte dele, mas mesmo assim sobra bastante coisa pra mim e me sinto afogada em tanta coisa pra fazer. Fora isso não tenho ajuda. Alguma dica? hahahah

Cristiane, se você se preocupar demais com os afazeres da casa, você entra em looping. Como ambos temos vales alimentação, nós fizemos acordo com um restaurante e todo dia o boy traz uma marmita que dá pra almoco e janta. A roupa todo dia tem pra lavar, estender, recolher, dobrar, guardar, então vão sendo lavadas e deixadas em cestos pra arrumarmos nos intervalos de estudo. A cozinha mantemos em ordem 2x por dia. Meu marido divide todos os afazeres. Felizmente quando eu voltar a trabalhar serão 6 horas diárias (até 1 ano da bebê serão 5, ganho 1 hora pra amamentação que posso usar saindo mais cedo), então trabalharei à tarde e terei as manhãs livres. Faxina mesmo eu so faço a cada 15 dias. As crianças vão pra creches municipais, que felizmente são excelentes. Atualmente estão indo só de manhã, mas em breve vai voltar o turno integral. Precisarei pagar babá apenas nas férias escolares, em dias intercalados, pois meu marido é porteiro e estudante de Ciência da Computação, então nos dias que ele está em casa consegue cuidar delas. Ele prefere estudar no trabalho, não consegue com elas em volta e tendo que parar o tempo todo. Eu já me acostumei, o foco volta em segundos e até digito com a bebê no colo. rsrsrs

Oi Camila, obrigada por compartilhar sua rotina, me deu algumas ideias. Gostei da ideia de colocar as roupas em cestos hahaha aqui atualmente so existe o cesto de roupa suja, o de roupa pra passar não existe, fica tudo na sala! Moro na França e infelizmente aqui as casas tem uma arquitetura totalmente diferente do Brasil, eles raramente tem uma parte da casa pra lavanderia, então as roupas secam na sala quando não esta quente pra colocar de fora... Acho que sou como o seu marido, não consigo trabalhar/estudar com criança do lado, mas consigo fazer algumas coisas na casa, é assim que me viro aqui. Essa de marmita é muito bom também. Aqui não temos isso, estou tentando desapegar e me virar com comida congelada. Tem que desapegar demais de fazer as coisas perfeitas quando somos mães né? Cozinhar por exemplo, ter a casa limpa e organizada etc. Senão não tem como ter espaço pro crescimento profissional. Acho que ainda estou nessa fase de entender que não consigo fazer tudo e tenho que deixar as coisas da casa de lado ou simplificar ao max.

Obrigada pela inspiração!

Olá Camila e Cristiane.

Tudo bem com vocês?

Quero agradecer por terem compartilhado o relato de vocês de forma tão encantadora e real em relação a rotina de vocês. Achei extretamemnte incrível as coisas que escreveram e desejo toda sorte, força e foco no que que estão fazendo :)

Bons estudos e abraços =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software