Um exemplo de linguagem não verbal positiva é o sorriso. Um sorriso genuíno pode transmitir simpatia, acolhimento e confiança. Costuma ser utilizado em situações sociais para demonstrar que você está aberto à interação e em ambientes profissionais para criar um clima agradável e colaborativo. Por outro lado, cruzar os braços é um exemplo de linguagem não verbal negativa. Pode ser interpretado como um sinal de defensividade, fechamento ou desinteresse, sendo utilizado inconscientemente em situações de desconforto ou desacordo. Eu geralmente uso a linguagem não verbal como ferramenta a favor da minha comunicação em reuniões de trabalho, onde faço gestos com as mãos para enfatizar pontos importantes e mantenho contato visual para demonstrar interesse e atenção. Em apresentações, costumo sorrir e adotar uma postura aberta para parecer mais acessível e engajar o público. Durante conversas informais, inclino-me ligeiramente para frente e aceno com a cabeça para mostrar que estou ouvindo ativamente e interessado na conversa.