2
respostas

liderando pares

No meu órgão, não há líderes entre os colegas de trabalho. Os chefes não se envolvem muito na gestão dos servidores. Apenas nos dão tarefas. Apesar de eu ter um espírito de liderança, não posso decidir nada pelos meus colegas, mas sei que sou ouvida.

Como não constranger meus colegas e ao mesmo tempo impulsionar a tomada de decisões ?

2 respostas

Olá Marcela! Onde trabalho também não possuo um cargo de gestão mas percebi que minha influência no time aumentou a partir do momento em que comecei a conhecer mais sobre alguns temas em que eles também estavam trabalhando e comecei a fazer pequenas contribuições no dia a dia. Às vezes isso pode começar com breves conversas para falar sobre o dia a dia de trabalho (e ouvir os seus colegas). A partir do que você ouvir, você pode começar a sugerir algumas coisas, de forma sutil e leve. Depois pergunte sobre o tema para saber se sua sugestão funcionou.

Pela minha experiência, quanto mais você ouvir, mais chances você tem de entender o contexto deles e de contribuir com algo que realmente faça sentido. Assim, de forma indireta você vai começar a impulsionar a tomada de decisões. Como você já sabe que eles te ouvem, a longo prazo, isso pode te ajudar a ser reconhecida como uma referência de liderança na equipe.

Olha é bem difícil quando o ambiente não ajuda, mais a chave seria realmente tentar engajar as pesssoas.