Recebi o desafio de auxiliar minha equipe de design, fazendo os planejamentos, elegendo as prioridades, cobrando a equipe para nos mantermos nos prazos das sprints e foi uma experiência completamente diferente. Tentando não agir como "chefe" tive dificuldade em cobrar um colega, de forma que não parecesse estar criticando o trabalho dele, já com outro eu conseguia soltar a questão no ar e fazer ele chegar numa solução sozinho, e notei que por vezes trocávamos esses papéis, ensinando, aprendendo, dando outro ponto de vista. Quando entregamos o produto piloto me fiz algumas autocríticas, me questionando se eu aproveitei devidamente o desafio, já que as decisões principais eram da equipe como um todo, e não exclusivamente minhas. Mas estudando agora, acho que foi um ótimo trabalho, porque geri não só projeto, mas as pessoas. Todos aumentaram alguma habilidade e saímos nos sentindo mais Plenos do que nunca. Tenho muito orgulho desse último projeto e isso me fez querer estudar mais gestão e métodos ágeis para ajudar cada vez mais minha equipe.