Fiz uma borda no canvas desenhando um retangulo preto e limpando apenas uma parte dele. Também fiz com que o alvo esteje sempre completamente dentro do alvo com 5px de margem de erro.
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(tela.offsetLeft, tela.offsetTop, 590 - tela.offsetLeft, 390 - tela.offsetTop);
}
function desenhaAlvo(x, y) {
desenhaCirculo(x, y, raio + 20, 'red'); // maior círculo
desenhaCirculo(x, y, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(x, y, raio, 'red'); // menor circulo
}
function geraAleatorio(minimo, maximo) {
return Math.floor(Math.random() * (maximo - minimo + 1)) + minimo;
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
xAleatorio = geraAleatorio(raio + 25 + tela.offsetLeft, 600 - raio - 25 - tela.offsetLeft);
yAleatorio = geraAleatorio(raio + 25 + tela.offsetTop, 400 - raio - 25 - tela.offsetTop);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
tela.onclick = dispara;
}
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
// lógica de acerto?
var entreX = x > xAleatorio - raio && x < xAleatorio + raio;
var entreY = y > yAleatorio - raio && y < yAleatorio + raio;
if (entreX && entreY) {
alert('Acertou o ALVO!');
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'black';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var xAleatorio;
var yAleatorio;
setInterval(atualizaTela, 750);
tela.onclick = dispara;
</script>