Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

JAVA SE vs JAVA EE

Ola pessoal,

Antes de começar este curso do qual é voltado para Java Web, eu gostaria de tirar uma dúvida:

Para trabalhar com java web, eu devo instalar o JAVA SE ou JAVA EE?

Eu tenho instalado o JRE e JDK do JAVA SE, onde são configurados as variáveis de ambiente de cada uma delas. Mas, eu não consigo achar um tutorial explicando como instalar o Java EE (Ou configurar) e muito menos se é preciso configurar ela na variável de ambiente também.

Eu já fiz alguns cursos aqui de java web onde eu instalei e configurei o JAVA SE, configurei ela nas variáveis de ambiente do windows 7 e funcionou normal, tanto as servlets quanto JSP, integração com banco de dados etc.

Então por que existe o JAVA EE? Como instalar ele? Alguém poderia clarear esta minha dúvida?

Até onde eu sei, JAVA SE é somente para aplicações DESKTOP e não deveria conter os recursos para java web. No entanto, eu tenho o JDK do JAVA SE instalado no meu computador e eu consigo utilizar os recursos do java web (suas dependencias de servlet, ajax, integração com banco de dados etc).

Eu achei o link para download no site da Oracle: http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/downloads/index.html

Obgdo

4 respostas

Podemos dizer que a JRE é um ambiente de execução de programas em java , a máquina virtual, e o JDK e um kit de desenvolvimento que contém além da JRE , ferramentas como compilador e etc. Então vc não precisa de instalar o JRE e o JDK.

O JAVA SE é o java com bibliotecas para desenvolvimento desktop , que o JDK já provê isso.

O JAVA EE são bibliotecas adicionais voltadas para desenvolvimento web , podendo ter versão web(JAVA EE WEB) e a full(JAVA EE FULL), que vem disponibilizado em algum servidor web(JAVA EE WEB , como tomcat) ou servidor de aplicação(JAVA EE FULL , como wildfly ).

Este download que você referenciou nada mais é que o download do glassfish(podendo escolher entre a versão web ou a full) com algumas documentações.

se você estiver utilizando servlet , você está usando pelo menos a versão web do JAVA EE.

Acho que entendi em termos..

O apache tomcat e o Wildfly(antigo JBoss) são a mesma coisa ou não? Servem para rodar a aplicação da web certo?

Eu preciso por exemplo do WAMP/XAMP e ativar o Apache (servidor), para poder testar meu projeto. No caso do Wildfly, eu preciso dele tbm? Ou o Wildfly ja faz isso sozinho?

Se não, qual outra tecnologia substitui o Wildfly?

Esse link que passei é o Glassfish, mas também contém arquivos do JAVA EE, certo?

Então esses arquivos eu devo usá-los somente com Glassfish ou eu posso descompactar eles para usar isolados em um projeto java web(suas bibliotecas etc)?

Obgdo

solução!

O tomcat é um servlet container , então você consegue rodar todas tecnologias baseadas em servlets , o wildfly é um servidor de aplicação que além de ter um servelet container , também possui tecnologias de ejb, soap , cdi , transação, jms , cdi , jpa

servidor web Apache é uma coisa (https://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_Apache), apache Tomcat é outra coisa (https://pt.wikipedia.org/wiki/Apache_Tomcat)

O link que vocẽ mandou é com o servidor de aplicação Glassfish(outra alternativa ao wildfly) e apenas documentação.

Em resumo , atualmente você vai desenvolver seu projeto com algum gerenciador de dependência (maven ou gradle), e vai declarar que vai utilizar javaee-api para botar usar nas classes do seus projeto , mas quem vai prover é o servidor. E por fim você vai deployar no servidor e rodar.

Entendi agora.

Valeu Breno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software