1
resposta

IWebHostEnvironment, applicationUrl, sslPort

Boa tarde galera! Primeira duvida nesse curso vamos ver mais afundo sobre as essas interfaces IApplicationBuilder, IWebHostEnvironment e seus metodos? Se não gostaria de uma sugestão onde posso me aprofundar mais nelas.

Segunda duvida esta dando uma olhada no launchSettings.json e notei que o meu esta um pouco diferente do professor. no objeto iisExpress ele tem duas chaves applicationUrl, sslPort, como elas funcionam e o que é cada uma e suas diferenças. Troquei elas mas continua funcionando acredito que é porque os números que coloquei possa corresponder a uma porta livre, mas porque exatamente isso acontece, antes mesmo de executar a aplicação.

1 resposta

Olá Rafael, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno a sua mensagem.

Vamos ver mais detalhes sobre as interfaces IApplicationBuilder e IWebHostEnvironment, assim como seus métodos.

A interface IApplicationBuilder é usada para configurar a pipeline de middleware em uma aplicação ASP.NET Core. É através dessa interface que você adiciona, configura e organiza os componentes de middleware que serão executados em cada requisição. Alguns dos métodos mais comuns da interface IApplicationBuilder incluem:

  • Use: Adiciona um componente de middleware à pipeline.
  • Map: Mapeia um caminho de requisição para um manipulador específico ou uma subpipeline de middleware.
  • Run: Adiciona um manipulador final à pipeline.
  • UseRouting, UseEndpoints, UseAuthentication, etc.: Métodos auxiliares para adicionar componentes de middleware específicos.

Por sua vez, a interface IWebHostEnvironment fornece informações sobre o ambiente de hospedagem em que a aplicação está sendo executada. Ela contém propriedades úteis para acessar informações como o caminho da raiz do aplicativo, o ambiente de execução (desenvolvimento, produção, etc.), as configurações específicas do ambiente, entre outras.

Agora, em relação à sua segunda pergunta sobre o arquivo launchSettings.json, vamos falar sobre as chaves applicationUrl e sslPort. Essas chaves definem as URLs em que a aplicação será executada quando você usa o recurso de depuração com o IIS Express.

  • applicationUrl: Representa a URL base da aplicação quando executada no IIS Express. Ela é usada para acessar sua aplicação através do navegador.
  • sslPort: Indica a porta SSL que será usada para conexões seguras (HTTPS) durante a execução da aplicação no IIS Express.

Quando você substituiu os valores dessas chaves e a aplicação continuou funcionando, é porque os números que você usou correspondem a portas livres disponíveis no seu sistema. O IIS Express verifica se a porta especificada está livre antes de iniciar a execução da aplicação. Se a porta estiver em uso por outro processo, ocorrerá um conflito e a aplicação não será iniciada corretamente.

No entanto, é importante mencionar que é recomendado usar as configurações padrão do arquivo launchSettings.json fornecido pelo professor ou pelo projeto, a menos que você tenha uma necessidade específica de alterá-las.

Se você quiser se aprofundar mais sobre essas interfaces e seus métodos, sugiro consultar a documentação oficial do ASP.NET Core, onde você encontrará exemplos e explicações mais detalhadas:

Espero que isso ajude você a entender melhor esses conceitos!

Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software