1
resposta

Instalando docker-machine em VM ubuntu-bionic sobre virtualbox/windows10

Devido ao fato de eu estar fazendo formação devops, resolvi não instalar as ferramentas dos cursos diretamente no meu windows e sim em VM ubuntu na minha VirtualBox sobre Windows 10 em uma máquina com processador intel de 10ª geração. Ao tentar preparar a referida VM para usar o docker-machine conforme orientações do curso, não consegui devido ao fato de a minha VM no Virtual box não estar setada para "Nested VT-x/AMD-v enabled". Quando fui setar, reparei que o checkbox para esta opção estava desabilitado. Então, pesquisando descobri uma forma de fazer esta opção ser habilitada conforme passo-a-passo abaixo:

#####################################################################################################################################################################        
      #  PARA ATIVAR NESTED VM's                                                                                                                                          #
      #  no host da Virtualbox ir para C:\Program Files\Oracle\Virtualbox                                                                                                 #
      # >VboxManage.exe list vms                                                                                                                                          #
      # >VboxManage.exe modifyvm "[nome da vm na lista]" --nested-hw-virt on                                                                                              #
      # Na janela do virtualbox, selecionar a referida máquina > configurações > sistema > processador -> Campo "habilitar vt-x/ amd-v aninhado" tem que estar habilitado #
      #####################################################################################################################################################################

Após isso é só reiniciar sua VM e usar o docker-machine na linha de comando.

1 resposta

Olá Ivan, tudo bem? Que legal que conseguiu fazer dessa forma! Eu também utilizo bastante essa abordagem de usar as ferramentas em containers do Docker assim evito de sujar meu sistema operacional. E obrigado por compartilhar seu conhecimento aqui na comunidade! Continue assim e bons estudos!