Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Inserir parâmetros ou declarar variáveis dentro da função

Pessoal, ainda não consegui entender direito a diferença de quando preciso passar um parâmetro dentro do parênteses da função, e quando que devo declarar dentro das chaves (isto é, dentro da função em si).

Não é exatamente a mesma coisa na prática? Apenas muda o lugar da declaração e depois você fica manipulando ele, como numa fórmula matemática??

4 respostas

Eu não entendi muito bem a sua dúvida. Se você não declarar variáveis na assinatura da função (os parâmetros), como vai conseguir passar dados para a função?

As variáveis que você declara no corpo da função ou são auxiliares à tarefa que você está executando, ou é a variável de retorno.

solução!

//Espero ajudar, entendi da seguinte maneira. //passando dentro dos parênteses int soma(int v1, int v2){ return v1 + v2; } //colocando dentro das chaves int soma(){ int v1 =2; int v2 =1; return v1 + v2; }

Na primeira situação quem invocar a função soma deve passar os valores (v1 e v2) para serem somados, no segundo caso os valores somados serão estáticos (2 e 1), esta segunda sempre retorna 3.

Vou tentar explicar de modo mais claro:

Quando uso uma função "for", entendo que devo declarar ali os parâmetros pra ela fazer sentido. Ok, e beleza.

Agora, quando crio uma função qualquer (ex:" jachutou ();" , como faço para saber se devo declarar os elementos que vou manipular como sendo parâmetros, ou como sendo parte do código da função??

Não sei se consegui expor de forma clara minha dúvida.

Entendi um pouco melhor agora Humberto.

Se eu jogar dentro dos parênteses, posso ficar manipulando os valores depois e usando ela de forma dinâmica. Se passar sem parâmetros, o uso será sempre "engessado" (ou estático). Isso né? Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software