Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?
Várias vezes eu tive dificuldade em como prosseguir com meu TCC. Porque além de não conseguir entender o que deveria de fato resolver e como resolver, não havia uma solução específica na internet. E ainda tive que ler um monte de artigos e documentos para ter uma ideia da minha tarefa. Para sair da zona de estresse, eu não podia ter vergonha de buscar ajuda dos professores. Também tive que procurar o contato dos autores dos documentos que li para entender seus pontos de vista. Tudo isso anotando num caderno o que eles falavam. Praticando o que foi falado, consegui chegar longe.
Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.
Continuar fazendo perguntas para os especialistas; registrar num papel ou documento todas as informações que considero relevantes do projeto; juntar estas duas informações e convergir em possíveis soluções.