Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Ikigai

Essa pergunta é muito mais díficil do que parece. Fiquei pensando por um bom tempo e ainda não consegui pensar em uma resposta satisfatória ainda. O conceito do Ikigai é simples de entender de forma superficial, mas se torna cada vez mais complexo ao se aprofundar.

Eu adoraria ouvir opiniões de outras pessoas a respeito.

AQUILO QUE VOCÊ AMA:

  1. Idiomas.
  2. Pesquisar.
  3. Filosofia.
  4. Resolver/Facilitar algum problema.
  5. Tudo, isso se torna até mesmo um problema.

AQUILO QUE VOCÊ É BOM EM FAZER:

  1. Pesquisar.
  2. Procurar soluções bobas mas que incrivelmente funcionam.

AQUILO QUE VOCÊ PODE SER PAGO PARA FAZER

  1. Programação.

AQUILO QUE O MUNDO PRECISA:

  1. Alguém sempre precisa de alguma coisa.
  2. Alguém sempre precisa de alguma coisa em algum lugar.
  3. Relacionamento com pessoas, mesmo que seja apenas uma única pessoa.

Agradeço aos que separaram um tempinho de suas vidas para ler. - Jhonathan.

1 resposta
solução!

O que eu costumo dizer sobre Ikigai é: "simples a ponto de ser atrativo, fácil de entender, difícil (porém não impossível) de se alcançar."

São poucas as pessoas que consegue preencher as quatro regiões do ikigai pois nem sempre é tão simples como se parece, porém, repito, isso não é impossível. Então, entender o Ikigai, ajuda a tentar equilibrar as coisas.

Muitas vezes é fácil alinhar aquilo que você ama, com aquilo que você é bom em fazer. Arrisco dizer que inclusive são os dois campos mais fáceis de ser alinhados. Porém quando entra o "aquilo que posso ser pago para fazer", entra um complicador, que por muitas vezes nós mesmos colocamos. Isso por pensar que tudo tem que estar alinhado a todo tempo, e que o ser pago para fazer entra como sua atividade principal de renda. Vou dar um exemplo para tornar mais lúdico, usando seu próprio exemplo:

AQUILO QUE VOCÊ AMA: resolver problemas. AQUILO QUE VOCÊ É BOM EM FAZER: pesquisar (estudar). AQUILO QUE VOCÊ PODE SER PAGO POR FAZER: programação. AQUILO QUE O MUNDO PRECISA: relacionamento com pessoas.

Perceba como está nas entrelinhas que, se você trabalhar para se especializar em alguns pontos, você poderia ser um instrutor de programação. Pois, você sabe que o mundo precisa maior relacionamento e interação entre as pessoas, que você pode ser pago pelo campo da programação e você ama resolver problemas. Logo, se você se capacitar em programação a ponto de conseguir ensinar, você consegue resolver um problema do mundo se relacionando com pessoas ensinando programação. ;)

Espero ter contribuído com sua reflexão. ;)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software