Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Identificando e corrigindo o problema

No caso de eu ter do commit A (início) até o E (HEAD) e o erro está no C, qual a melhor forma de corrigir o erro?

No caso de o commit ser exatamente o erro colocado posso fazer o revert dele.

Porém se esse commit tem outras coisas que não podem ser desfeitas junto com o bug poderia utilizar o git reset e fazer a alteração nele, posteriormente aplicar o git pull para mergear coisas já comitadas no remote? Existe uma boa prática nesse caso?

1 resposta
solução!

Se sua intenção é somente corrigir o erro, a melhor prática é fazer um novo commit F com a correção e uma descrição adequada.

Porém, se sua intenção é remover o erro do histórico fingindo que nunca aconteceu, existe uma opção (mas ela só é adequada se você é o único trabalhando na branch onde existe o erro, pois é necessário fazer um push forçado): utilizar o rebase. O meu fluxo em geral é:

  1. Abro uma nova branch local no commit em que o erro foi adicionado: git checkout -b removendoErroXYZ hashDoCommitC
  2. Corrijo o erro. Não altero as coisas que foram feitas corretamente.
  3. Altero o commit que inseria o erro: git commit --amend
  4. Volto para a branch anterior: git checkout branchOriginal
  5. Resolvo o rebase: git rebase removendoErroXYZ. Em geral, o primeiro commit (o C) vai dar conflito, depois é só rodar git rebase --skip para que ele continue o processo automaticamente. Se houver outros conflitos, resolvo manualmente.
  6. Faço o push para o repositório remoto. Se o erro já tiver sido pushado anteriormente, uso git push -f para forçar a sobrescrever o remoto. MUITO CUIDADO com essa opção. Não use levianamente.
  7. Apago a branch temporária do erro git branch -D removendoErroXYZ

Lembrando que tudo isso só é válido mesmo se só você estiver trabalhando na branch. O push -f pode ser problemático para trabalho em equipe e o mais adequado é criar um commit novo com a descrição do erro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software