1
resposta

Hipotese Safir Whorf

Sem duvidas a língua tem influência na nossa forma de ver o mundo e nossa cognição. Se considerarmos que é por meio dela que nos expressamos, convivemos e informamos ao outro como somos, só podemos concluir que a língua exerce um papel de destaque nesse processo. Concordo que não é só a língua que molda nossa visão de mundo, pois nossa cultura e nossa interação social podem influenciar também nossa forma de pensar e nos comunicarmos. Mas a língua tem um papel central, pois parece haver uma relação direta entre domínio léxico, vocabulário extenso e maior acurácia na comunicação.

1 resposta

Oi, Marilia! Tudo bem?

Ótima observação! A sua reflexão sobre a influência da língua na nossa forma de ver o mundo está muito alinhada com a Hipótese Sapir-Whorf, que sugere que a língua que falamos pode, de fato, moldar nossa maneira de pensar e perceber o mundo ao nosso redor. No entanto, não é apenas a língua que exerce essa influência, nossa cultura e interações sociais também desempenham papéis significativos.

A Hipótese Sapir-Whorf é dividida em duas partes: o determinismo linguístico forte e o fraco, o forte sugere que a língua determina completamente como pensamos, mas essa visão é amplamente desacreditada. Já o determinismo fraco, que é mais aceito, propõe que a língua influencia nossa cognição e percepção, sem, contudo, limitá-las completamente.

Devido a isso, a ideia de que o domínio léxico e vocabulário extenso está em sintonia com essa ideia faz bastante sentido, já que um vocabulário mais rico pode facilitar uma comunicação mais precisa e uma percepção mais refinada de conceitos.

Um forte abraço e bons estudos!