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HELP - Olá estou com dificuldade de achar a falha no p5.collide2d.js , o arquivo já esta anexado e o <script> "p5.collide 2d.js"</script> ja esta colocado . ESTE É O CODIGO

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;


//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let hit = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete();
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  colisao();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(){
  rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }


  function colisao(){

    hit =  collideRectCircle(xRaquete,yRaquete, raqueteComprimento,raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio); 

    if (hit){

      velocidadeXBolinha *= -1;
    }

  }



}
1 resposta

Oi, Alberto! Tudo certo por aí?

Logo de início, peço desculpas pela demora em retornar.

Ao executar o jogo, percebemos que há uma mensagem no console do P5.js indicando que a função colisao não foi definida, gerando o erro do programa.

Esse problema está acontecendo, pois a função colisao() encontra-se dentro da função verificaColisaoRaquete(), observe:

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  function colisao(){
    hit =  collideRectCircle(xRaquete,yRaquete, raqueteComprimento,raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio); 
    if (hit){
      velocidadeXBolinha *= -1;
    }
  }
}

Para que o Javascript a interprete, precisaremos retirá-la de dentro de verificaColisaoRaquete(), dessa maneira:

function verificaColisaoRaquete(){
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
        yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
        yBolinha + raio > yRaquete){
      velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}

function colisao(){
    hit =  collideRectCircle(xRaquete,yRaquete, raqueteComprimento,raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio); 
    if (hit){
      velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}

Com essa alteração, as duas funções estarão na mesma hierarquia e, consequentemente, colisao() passará a ser reconhecida e o jogo voltará a funcionar!

Alberto, espero tê-lo ajudado. Fico à disposição para ajudá-lo caso surjam outras dúvidas ao longo dos seus estudos!

Forte abraço!

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