Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

HELP !! Criação de um aplicativo e site de noticias

Estou cursando engenharia na área de TI e meu TCC é a criação de um site e aplicativo de noticias da minha cidade. Um dos primeiros passos do TCC é fazer um fluxograma das etapas para que esse projeto saia do papel e venha a circular, porém sei apenas o básico do básico nesse assunto, já que estou nos primeiros períodos. Gostaria que alguém me ajudasse a fazer o passo a passo para que eu possa ter uma direção. Desde já agradeço.

1 resposta
solução!

Oi! 1. Definição de Objetivos: Antes de começar qualquer projeto, é crucial entender quais são os objetivos específicos. Pergunte a si mesma: qual é a proposta de valor do seu aplicativo e site de notícias? Quais funcionalidades são essenciais?

2. Esboço do Projeto: Faça um esboço inicial do seu site e aplicativo. Pode ser à mão mesmo, para visualizar como será a disposição das informações. Considere a usabilidade e a experiência do usuário desde o início.

3. Tecnologias a Serem Utilizadas: Escolha as tecnologias que serão usadas no desenvolvimento. Para um site, você pode considerar HTML, CSS e JavaScript. Para o aplicativo, dependendo da plataforma, pode ser necessário aprender sobre desenvolvimento mobile, como React Native ou Flutter.

4. Banco de Dados: Planeje como as notícias serão armazenadas. Pode ser necessário aprender sobre bancos de dados, como MySQL ou MongoDB. Crie um modelo de dados simples para as notícias.

5. Desenvolvimento do Backend: Crie o backend para o seu projeto. Aqui, você pode utilizar frameworks como Django (Python) ou Express (Node.js). Implemente as funcionalidades essenciais, como cadastro de notícias e usuários.

# Exemplo de código Django para cadastro de notícias
class Noticia(models.Model):
    titulo = models.CharField(max_length=200)
    conteudo = models.TextField()
    data_publicacao = models.DateTimeField(auto_now_add=True)

6. Desenvolvimento do Frontend: Desenvolva a interface do usuário. Use HTML, CSS e JavaScript para criar páginas atraentes e responsivas. Integre o frontend com o backend para exibir as notícias.

<!-- Exemplo de código HTML para exibir notícias -->
<div>
    <h2>{{ noticia.titulo }}</h2>
    <p>{{ noticia.conteudo }}</p>
    <p>Data de Publicação: {{ noticia.data_publicacao }}</p>
</div>

7. Implementação de Recursos Adicionais: Adicione recursos como sistema de busca, categorização de notícias, comentários, etc. Isso pode exigir conhecimento adicional em programação e interação com o banco de dados.

8. Testes: Realize testes rigorosos em todas as funcionalidades do seu aplicativo e site. Identifique e corrija possíveis bugs.

9. Hospedagem: Escolha uma plataforma de hospedagem para seu site e aplicativo. Existem diversas opções, como Heroku, AWS, ou DigitalOcean.

10. Lançamento e Manutenção: Após garantir que tudo está funcionando conforme o esperado, lance seu site e aplicativo. Esteja preparada para realizar manutenções e atualizações conforme necessário.