Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Hábito de estudo: quantos dias são necessários para se criar um hábito e quais seus desafios?

Achei interessante como foi colocado na aula essa questão de se ter hábitos. Gostei de conhecer sobre as duas pesquisas. A do Maxwell Maltz (21 dias) e da Phillippa Lally (66 dias). Me fez pensar sobre quais foram os motivos que me fizeram interromper o hábito de seja lá o que fosse. Acredito que a organização inicial de como queremos fazer determinada coisa seja muito importante, o cronograma de onde estamos e para onde queremos chegar é de extrema importância para mim. Principalmente nos dias que queremos "burlar" e deixar para depois. Estive pensando sobre a facilidade que temos de fazer algo que gostamos e não temos dificuldade nenhuma de executar. Seja assistir uma série que goste, sair para um passeio ou jogando vídeo game. Me pergunto se caso essas coisas passassem a serem obrigações, continuaria sendo fácil fazê-las? a partir dessas reflexões que penso no quanto a gamificação na educação pode facilitar na aprendizagem de qualquer coisa e fazer que o hábito vire um prazer.

3 respostas
solução!

Oi, Ausiane! Pensando em um hábito não tão prazeroso (para mim), como ir a academia. Me comprometi comigo mesma a ir pelo menos três vezes por semana, então, por mais que esteja cansada ou sem vontade, eu simplesmente penso que preciso dos resultados que o exercício me proporciona hoje e trará no futuro como: aumenta a liberação de serotonina, fortalecimento muscular, melhora o sono e a aprendizagem. E após o exercício tenho a sensação de dever cumprido, como se tivesse vencido a mim mesma, sabe? Fiz meu cronograma de estudos, agora é sentar e cumprir. Tenho certeza que frente a desafios posso ter um pouco de receio, mas, assim como na academia, o prazer pode não ser imediato, mas ele pode vir posteriormente quando nos superamos. Vamos juntas nessa jornada de aprendizado! ;)

Que bacana, Maria! obrigada pela sua contribuição. Te desejo sucesso em seus comprometimentos.

Maria, penso um pouco como você faço um monte de coisas, porque sei que tem que ser feito e olho o que pode me trazer de benefícios a longo prazo.