Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

go.mod file not found

Ao iniciar o curso e escrever a primeira linha - package main - dava um erro dizendo go: go.mod file not found in current directory or any parent directory; see 'go help modules' Dei uma pesquisada e vi que precisava ir no terminal e digitar go mod init e criar o go.mod. Ao fazer isso, após salvar, o erro desapareceu, porém fiquei sem entender exatamente o que aconteceu. Alguém conseguiria me explicar? Ainda estou iniciando nos estudos de programação e existe muita coisa nova que me escapa a explicação.

1 resposta
solução!

Oi leticia, tudo bem?

A partir do Go 1.16 o default é o GO111MODULE vir como on, na prática isso quer dizer que ao rodar um código Go o default esperado é ter um arquivo go.mod no projeto. Um módulo é uma coleção de pacotes Go armazenados em uma árvore de arquivos com um arquivo go.mod em sua raiz. O arquivo go.mod define o path do módulo e seus requisitos de dependência, que são os outros módulos necessários. Os Módulos Go são considerados a tentativa oficial de uma solução para lidar com dependências. O principal raciocínio para esse trabalho foi essencialmente permitir que os desenvolvedores Go usem o controle de versão semântico para seus pacotes Go. Imagine que você está desenvolvendo um serviço Go que possui várias dependências principais, como um package "A" qualquer. Agora, seu serviço package "A" tem uma interface definida e funciona de uma maneira definida. No entanto, o que acontece quando os mantenedores do package "A" atualizam seus programas para corrigir um bug ou estender a funcionalidade? Você pode ter sorte e suas alterações podem não afetar seu aplicativo, no entanto, você pode ter azar e essas alterações subsequentemente interromper seu aplicativo. É aqui que entra o controle de versão. Ao usar o controle de versão do go module, podemos selecionar as versões precisas de um pacote ou biblioteca que desejamos usar e garantir que, sempre que construirmos nosso pacote, ele sempre use a versão especificada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software