1
resposta

Gestão tradicional e seus traços em empresas da atualidade

Gerar a participação dos executores dentro das decisões é algo que eu, dentro de uma empresa, não consigo notar em muitos casos. Existem decisões que dependem da posição dos executores e apenas o gestor usa sua palavra final, sem mesmo entender o que os outros colaboradores do setor acham da decisão. Desse modo, é notório perceber que a insatisfação é crescente, a realização do trabalho fica de certo modo desequilibrada, pois o executor não tem dentro do setor uma participação de decisão, de discussão.

1 resposta

Olá, Misael!

Compreendo sua preocupação sobre a falta de participação dos executores nas decisões dentro das empresas. Infelizmente, essa é uma realidade em muitas organizações que ainda adotam uma gestão tradicional, na qual o poder de decisão está concentrado nas mãos dos gestores.

No entanto, é importante destacar que existem alternativas para mudar essa realidade e promover uma cultura mais participativa e colaborativa dentro das empresas. Uma delas é a adoção da gestão ágil, que tem como princípio a valorização da participação de todos os envolvidos no processo de tomada de decisão.

Na gestão ágil, as equipes são encorajadas a trabalhar de forma autônoma e colaborativa, com o objetivo de alcançar os melhores resultados possíveis. Isso significa que, além dos gestores, os executores também têm voz ativa nas decisões, contribuindo com suas ideias e sugestões.

Um exemplo prático de como isso pode ser aplicado é a realização de reuniões periódicas em que todos os membros da equipe possam expor suas opiniões e discutir os desafios e oportunidades do projeto em questão. Dessa forma, é possível garantir que todas as perspectivas sejam consideradas na tomada de decisão.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,Misael, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software