Aonde trabalho, também possuí ainda uma gestão tradicional. Seria muito legal se tivesse uma mudança na gestão
Aonde trabalho, também possuí ainda uma gestão tradicional. Seria muito legal se tivesse uma mudança na gestão
Trabalhei em uma empresa que havia muitos vícios na gestão, por ser uma empresa familiar eles tinha uma metodologia muito conservadora o que atrapalhava nos processos de gerenciamento e desenvolvimento
Acredito que essa gestão tradicional ainda seja muito predominante em empresas onde a produção é colocada como o fator mais importante para que a empresa exista. Claro que a produção é sim um fator primordial para qualquer empresa de qualquer mercado, mas quando se dá uma atenção equivalete a qualidade de trabalho, aos funcionários e até mesmo aos clientes, se torna mais fácil adiquirir práticas de gestão ágil e ter o mesmo ou até um melhor rendimento da empresa como um todo.
Traços de gestão tradicional, como hierarquia rígida, comando e controle, tomada de decisão lenta e resistência à mudança, podem influenciar resultados abaixo do esperado. Para melhorar esse cenário, é preciso promover uma cultura de colaboração, empoderar os funcionários, estimular a inovação, investir em desenvolvimento de liderança, implementar processos ágeis e promover uma mentalidade de aprendizado contínuo. A abordagem exata dependerá do contexto da empresa, mas é importante identificar áreas de melhoria e implementar as mudanças necessárias.
A empresa onde trabalho, apesar de investir continuamente na experiência do cliente, esquece-se de investir na experiência dos funcionários. Não há estímulo para autonomia e tem muita competição não saudável, o que nos deixa esgotados e frustrados.
O Estudante sintetizou tudo muito bem. A hierarquia rígida e resistente a mudanças ainda faz passar longe a cultura ágil, diagnóstico: perda de mercado e qualidade!
É importante destacar que a transição para uma cultura ágil requer um processo cuidadoso de mudança organizacional, envolvendo todos os níveis hierárquicos e colaboradores. É um desafio, mas os benefícios a longo prazo podem ser enormes.