Olá Nikitha! Interessante sua colocação sobre agilidade requerer a mudança de cultura. Enquanto gestor, que trabalha com gestão ágil e e tem que conviver também com gestão tradicional, descobri nestes anos de liderança de times que o principal é aplicar a filosofia ágil independente do modelo "oficial" instalado.
Mudar cultura pressupõe que as pessoas aceitem estes novos valores e formas de gestão, e mudança é difícil para todos, se não houver uma estratégia de adoção que minimize a dor da mudança a chance de "matar" as boas iniciativas é enorme. O maior erro que vi (e continuo vendo) com as organizações que interajo é querer instalar um novo método sem que as pessoas estejam preparadas e enxergando os benefícios da agilidade na prática.
Resumindo a dica é: implemente os "Agile Principles" primeiro em sua rotina e forma de entrega, depois de forma cross dentro dos projetos e na relação com colegas, e por último, quando os princípios estiverem por si só se demonstrando algo que traz resultado eles serão aceitos pelas pessoas de forma mais natural. Abrace métodos híbridos até terem maturidade para algo mais radical.
Acredite na agilidade e seja você a mudança que quer ver nos outros. ;-)