Não entendo muito bem as funções! Como usa-las e como faze-las, seus parâmetros! Alguém poderia me explicar mais detalhadamente?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não entendo muito bem as funções! Como usa-las e como faze-las, seus parâmetros! Alguém poderia me explicar mais detalhadamente?
up
Funções, ou Métodos no caso da orientação à objetos são encapsulamentos de comandos, ou comportamentos se quisermos dar um sentido mais proximo do mundo real. Esses comportamentos são criados quando é entendido que eles podem ser aproveitados em mais de uma parte do código. Imagine que voce queira criar um mesmo comportamento para diferentes locais do código; Para não precisar ficar repetindo tudo novamente, voce cria uma função que faz todos aqueles comandos e depois voce só precisa chamar essa função que executará todos aquele código necessario sem precisar escrever tudo de novo. Por exemplo, digamos que voce queira somar dois numeros; voce dá como parametro os dois numeros e a função lhe retorna a soma dos dois:
int soma( int a, int b )
{
int total = a + b;
return total;
}
Em algum outro lugar do codigo:
int x = 1;
int y = 2;
int resultado = soma(x,y);
A variavel resultado terá valor 3. Os parametros da função são os valores que serão enviados à função e está vai usa-los de algum modo lá dentro. Voce pode passar como paramentro qualquer tipo suportado pela linguagem de programação, desde que eles estejam na mesma quantidade e na mesma ordem na função. No exemplo acima, eu disse que minha função soma receberia dois valores inteiros, portanto, ao chamar a função, foram passados dois valores inteiro. a função pode retornar qualquer tipo da linguagem, e nesse caso, a função soma retorna um inteiro ( return total ).
Qualquer duvida eh so responder o post :)
Obrigado pela resposta, estou começando entender! Poderia me dar um sinônimo pra esse return ? Ou me explicar melhor o que ele realmente faz, não consigo entender a definição: "retorna o valor da função".
return é algo que a função devolve pra voce como resultado. No caso da função de soma, o return te devolve o resultado da soma que está na variavel resultado ( return resultado; ).
No caso quando eu utilizo o return é pra quando irei utilizar a função várias vezes? E se eu deixar a função sem o return ?
O principal objetivo de criar uma função é para que voce não precise escrever o mesmo código varias vezes em diferentes partes, ou seja, se você ja sabe o que fazer e aquele código não muda, você escreve uma função com tudo la dentro e bastar chama-la onde precisar. O return é apenas um resultado da função, caso ela tenha algum. Na função soma que eu escrevi, era dado como resultado a soma de a e b. Nesse caso, era obrigatorio ter o return. Mas existem situações onde voce não vai precisar retornar nenhum resultado, por exemplo:
void escrever_na_tela_do_programa( int numero )
{
// no caso d linguagem C#, escrever na tela é assim:
Console.WriteLine("Numero: {0}", numero );
}
Veja que não preciso devolver um resultado, apenas escrevo na tela e pronto. Esse codigo pode ser usado para imprimir na tela qualquer valor inteiro. A função retorna void, que significa que não é necessario colocar um return ali.
Muito obrigado! Acho que entendi melhor agora!