Em termos gerais, para alcançar o Oceano Azul precisamos fazer com que o produto seja amigável ao consumidor. Pra isso:
Eliminaria atributos considerados indispensáveis pelo setor; ou seja, de forma pioneira removeria coisas que a concorrência ainda não removeu, ainda que a presença dessas coisas não faça tanto sentido mais;
Reduziria atributos para bem abaixo dos padrões praticados pelo setor; aqui o produto já ficaria mais chamativo ao consumidor, pois se diferenciaria da concorrência ao reduzir algo que incomoda o cliente;
Aumentaria atributos para bem acima dos padrões praticados pelo setor; afinal, tal qual a ação anterior, se diferenciar da concorrência ao oferecer melhores condições tende a aproximar e engajar o cliente;
Por fim, através de um brainstorm, pensaria junto ao time em recursos nunca oferecidos pela concorrência, para colocar mais ainda o produto no Oceano Azul, oferecendo algo único e exclusivo ao consumidor.
Importante pensar: aqui no momento de estudo é tudo teoria, e portanto, aparentemente mais fácil. Devemos ter em mente que no dia a dia do mercado de trabalho as condições para criar diferenciais e coisas únicas e exclusivas podem não ser as mais favoráveis. Assim, é necessário buscar pensar fora da caixa, buscar maneiras de otimizar recursos e fazer as coisas de maneira simples e eficaz dentro da realidade em que se está inserido (a).