Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Formatos de Aprendizagem

Agora que conheço os diferentes formatos de aprendizagem e como tirar o melhor de cada um, percebi que meu estilo preferido é o visual e leitura/escrita. É nesse formato que meu cérebro flui melhor e o conteúdo realmente fixa. Gosto de ver as coisas organizadas — esquemas, mapas mentais, diagramas e fluxogramas me ajudam a enxergar o todo e entender como cada parte se conecta. Além disso, escrever é meu jeito de processar informação. Quando anoto, resumo ou reescrevo o conteúdo com minhas palavras, parece que tudo faz mais sentido. E reler esses materiais depois reforça ainda mais meu aprendizado. Saber disso muda o jogo. Agora posso montar estratégias de estudo que realmente funcionam pra mim, como assistir aulas com legendas, transformar conteúdos em resumos visuais, criar quadros no Notion ou até escrever explicações pra mim mesmo como se estivesse ensinando. Assim, consigo potencializar meu autodesenvolvimento de um jeito mais natural e eficiente.

1 resposta
solução!

Oi, Andre! Como vai?

Obrigado por compartilhar sua reflexão.

Você identificou com clareza o que funciona melhor para o seu aprendizado, e isso é um passo importante para evoluir de forma mais eficiente. Usar mapas mentais, esquemas e o ato de escrever para organizar as ideias realmente ajuda o cérebro a reter e conectar melhor as informações.

Continue explorando essas estratégias! Uma dica: ao final de cada aula, tente criar um resumo visual rápido com os principais conceitos — pode ser no papel, Notion ou outro app. Isso reforça o conteúdo e cria um material fácil de revisar depois.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!