Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Fiz um pouco diferente

O primeiro que fiz aumentava a bolinha com + 20 a cada click, entendendo que não era esse o desejado usei um for pra impedir a repetição, no entanto a resolução do professor é diferente e mais simples. Pelo o que devo optar? O que é mais correto?

meu código:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10


    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

        /* precisei criar um if para verificar o shiftkey e um for para fazer os incrementos ao raio sem que ele aumentasse a cada click*/

        if(evento.shiftKey == true){
               for(raio = 10; raio < 20; raio = raio +10);
            }else{
                raio = 10;
            }

}




    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
1 resposta
solução!

Pedro, boa tarde!

Ótima solução! Uma recomendação é realmente não usar o for nesse tipo de caso, pois o for é um laço de repetição, e nesse caso em especifico poderia ser trocado por um if, alterar o valor do raio, desse modo o código fica mais legível para outros desenvolvedores e para você do futuro

Espero ter ajudado e bons estudos!

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