Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Fiz diferente do instrutor

Eu utilizei apena o "if" subtraindo por 5.

<canvas width="600" height="400"> </canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10; // declarando a variável

    function desenhaCirculo (evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

            raio = raio + 10; 
        } 

        if (evento.altKey) {

            raio = raio - 5;
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;



</script>
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solução!

Fala, Paulo! Tudo bem contigo?

É isso aí! Parabéns!!!

Só uma observação: no console do navegador, repare que os valores estão caindo para o negativo e gerando falha, pois como não há um limite ele entra nos números negativos e continua!

Dê uma olhada nisso ;-)

Seria bom colocarmos um limitador, pelo menos para não entrar em números negativos.

Espero ter ajudado, Paulo!

Um abraço e bons estudos!

Opa Cássio, beleza?

Bem que eu percebi.

Vou testar colocando um limitador.

De repente fazendo diminuir a bola quando chegar no outro lado da tela.

Obrigado pela dica!

Abraço!

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