2
respostas

Feedback - Quando a preguiça nos ataca, o que fazer!

Boa noite, Pessoal.

Eu estou mencionando esta barreira física-emocional, e não estou conseguindo superá-la. Antes levantava cedo, fazia caminhada, tomava um banho, depois café da manhã e estudar...estudar...estudar. Hoje, eu invento mil desculpas para não levantar cedo (tá fazendo frio, estou cansado, estou se vontade de estudar...e por aí vai). Acredito que isso seja por está desempregado a muito tempo. Mas como eliminar essa barreira? A resiliência ainda é meu ponto forte, porque senão nem mesmo teria me inscrito neste projeto da ONE Oracle e Alura. Mas ta difícil. Obrigado.

2 respostas

Oi Claudio!

Entendo perfeitamente como você se sente. A preguiça pode ser uma barreira difícil de superar, especialmente quando estamos passando por momentos desafiadores como o desemprego. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a retomar a motivação e disciplina:

1. Estabeleça uma Rotina: Tente criar um cronograma diário, mesmo que simples. Isso pode incluir horários específicos para acordar, fazer exercícios, estudar e até mesmo momentos de lazer. Um exemplo prático seria usar um aplicativo de calendário no seu celular para definir lembretes e horários.

2. Metas Pequenas e Realistas: Em vez de tentar fazer tudo de uma vez, comece com pequenos passos. Por exemplo, se está difícil acordar cedo, tente acordar 15 minutos mais cedo a cada dia até atingir o horário desejado.

3. Ambiente de Estudo: Crie um espaço que seja exclusivamente para estudar, livre de distrações. Um ambiente organizado pode fazer uma grande diferença na sua produtividade.

4. Recompensas: Dê a si mesmo pequenas recompensas quando cumprir suas metas. Pode ser algo simples como assistir a um episódio da sua série favorita ou comer algo que você goste.

5. Exercícios Físicos: Mesmo que seja difícil no começo, tente fazer algum tipo de exercício. Isso pode ser uma caminhada leve, yoga ou qualquer atividade que te faça sentir bem. O exercício físico ajuda a liberar endorfinas, que melhoram o humor e a energia.

6. Conexões Sociais: Converse com amigos ou familiares sobre suas dificuldades. Às vezes, apenas falar sobre o que estamos passando pode aliviar o peso emocional e nos dar uma nova perspectiva.

7. Autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo. Entenda que todos nós passamos por fases difíceis e que é normal se sentir desmotivado de vez em quando. O importante é não se culpar e continuar tentando.

Lembre-se, o fato de você estar buscando soluções e se inscrevendo em cursos já mostra sua resiliência e vontade de melhorar. Continue firme e, aos poucos, você vai superar essa fase.

Bons estudos!

Prezada Srta. Priscila.

Obrigado pelos conselhos. São bastantes úteis. Vou pelo menos iniciar, como você sugeriu, a voltar a fazer caminhadas como eu fazia antes. E as demais sugestões vou buscar faze-las para se tornarem hábitos na minha rotina diária. Estou gostando muito deste Projeto, aprendi coisas que nem pensava que conseguiria fazer (em relação a programação e algoritmos). Mais uma vez, muito obrigado, que Deus te abençoe. Tenha uma excelente semana de trabalho.

Claudio Sobral