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resposta

Fase de declínio de um produto.

Olá, minha dúvida é a seguinte:

Seria correto afirmar que um produto entra em declínio pelos dois motivos citados abaixo?

  1. Obsolescência por falta de inovação no produto.

  2. Inovação do próprio produto através de pivotagens. (No caso o produto mudaria tanto ao ponto de ser considerado um novo produto).

1 resposta

Olá, Leonardo, tudo bem?

Sobre sua primeira hipótese, podemos inferir que a falta de inovação no produto pode ser um dos motivos para que o produto entre em fase de declínio. Como exemplo, podemos usar o caso da famosa locadora blockbuster, que viu a evolução das tecnologias emergirem em seu contexto mas não atualizou seu produto, que eventualmente ficou para trás e perdeu espaço para a Netflix, que, a frente do seu tempo, investiu primeiramente em entrega de dvd's e, eventualmente, nos conhecidos streamings. A blockbuster, por sua vez, acabou não se atualizando e falindo.

No caso da alteração do produto por pivotagem, caso seja entendido que o produto cumprirá outra função, modificando o valor gerado por ele, pode-se dizer que o produto chegou ao seu fim e que um novo produto foi lançado, porém, cumprindo outro propósito.

Obrigada pela sua participação, quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Te desejo um ótimo dia de estudos!

Abraços (=