Olá Igor (Apoio Educacional) e colegas.
Por gentileza, poderiam me ajudar ?
Continuo com a dúvida, em não incluir a pontuação da última tentativa, mesmo quando o usuário não acerta o número secreto.
Você havia comentado, referente da Aula 07, no último tópico, respondendo o colega:
... Entendi o que você explicou e está certo o seu raciocínio, porem na solução que o professor propôs até a aula 7, não é exibido a pontuação caso o jogador perca, então não tem problema o calculo ser feito nessa ordem...
Porém, entendi ao contrário, na Aula 07, Atividade 05, o instrutor destaca:
...Na mensagem de erro, acrescente um if para exibir, ao final do jogo, qual era o número secreto que não foi adivinhado e a pontuação final do usuário, mesmo que ele não tenha vencido a partida...
E nisso, no meu script, inclui o bloco das duas variáveis do cálculo da pontuação logo após o else e resolveu a questão.
E inclui também a condição que mostra a mensagem de pontos, tanto no laço do if(maior), quanto no laço do elif(menor).
Pois conforme a Aula 07, Atividade 05, se incluir essa condição apenas no laço do if(maior), caso a última tentativa caia no elif(menor), não teremos a mensagem de pontuação.
Ficando assim:
else:
pontos_perdidos = abs(numero_secreto - chute)
pontos = pontos - pontos_perdidos
if (maior):
print("Você errou! O seu chute foi maior do que o número secreto.")
if (rodada == total_tentativas):
print("O número secreto era {}. Você fez {}".format(numero_secreto, pontos))
elif (menor):
print("Você errou! O seu chute foi maior do que o número secreto.")
if (rodada == total_tentativas):
print("O número secreto era {}. Você fez {}".format(numero_secreto, pontos))
Pode ser uma questão de interpretação também. Mas poderiam me enviar um feedback referente a essa atualização do mesmo tópico, Por favor.
Agradecido, Abraço.