Quando penso em inovação tecnológica, minha principal preocupação é quando a tecnologia passa a ser tratada como fim, e não como meio.
Inovar, para mim, só faz sentido quando resolve um problema real, melhora uma experiência, reduz desperdício, amplia acesso ou aumenta a capacidade de decisão. Quando a inovação vira apenas modismo, ferramenta nova ou discurso bonito, ela pode gerar mais complexidade do que solução.
Também vejo risco quando a inovação é implantada sem escuta das pessoas que serão impactadas. Muitas resistências não vêm apenas do medo de mudar, mas da percepção de que a mudança foi mal explicada, mal conduzida ou criada longe da realidade de quem executa.
Na minha visão, inovação tecnológica precisa vir acompanhada de governança: clareza de propósito, critério de adoção, avaliação de riscos, medição de impacto e aprendizado contínuo.
A tecnologia deve ampliar a capacidade humana, não substituir pensamento crítico, responsabilidade e sensibilidade. Quando ela deixa de servir às pessoas e passa a comandar as decisões sem reflexão, a inovação perde seu sentido original.