1
resposta

"Quais são suas preocupações quando falamos de inovação em geral e inovação tecnológica?"

Acho extremamente interessante quando falamos de inovação. Pois estamos falando sobre algo, como explicado, que pode ser criado ou aprimorado. Há váriaveis formas de inovar alguma coisa e ver isso acontecendo é muito bacana. Agora, minha preocupação entra quando se trata especificamente da própria tecnologia. É algo que nas últimas décadas vem se estendendo cada vez mais e de forma muito rápida. A pouco tempo atrás nossos pais e avós não tinham nem celular, internet ou um computador para utilizar, e agora, já temos as IA's (que é exatamente o ponto que queria chegar, mas para ver o nível que que a tecnologia avançou disparadamente).

Atualmente meu amior desconforto e preocupação com a IA é sobre empregos. Cada vez mais ouvimos que vão tirar vários empregos dos seres humanos para pôr inteligência artificial no lugar por fazer mais agilidez ou até melhor. Acredito que maioria até ouviu isso relacionado ao Marketing e Design, meu pai me fala bastante que não vai levar muito tempo até melhorar e superar pessoas nesse ramo, e que apenas os melhores dos melhores irão conseguir continuar trabalhando com o mesmo. Realmente a inteligência artificial já está fazendo muito mais que humanos em certas coisas. Não dá para negar. Então porque não aconteceria com esse ramo e outros? Principalmente aqueles que precisamos de uma tela para trabalhar?

Eu sinceramente acredito em partes. Até pode acontecer, ainda mais com todo esse avanço em tão pouco tempo. Mas se formos analisar, a IA ainda consegue errar informações, te dar respostas erradas e quando cria imagem, até erros de português achamos. E isso desde que ela chegou. Entretanto, sei que em algum momento pode acontecer e isso me deixa bem preocupado, principalmente quando falamos de Design que é algo por qual sou apaixonado. Gosto da ideia de que a IA ajuda empresas, negócios ou freelancers que estão começando. Mas ver algo feito por alguém é muito mais marcante, bonito e acolhedor, na minha opinião.

1 resposta

Olá, Rafael. Como vai?

Seu texto traz uma reflexão profunda, madura e extremamente realista sobre o momento atual do mercado. É perfeitamente compreensível e legítimo sentir esse desconforto e preocupação, especialmente quando você é apaixonado por uma área tão visual, criativa e humana como o Design. O avanço exponencial da tecnologia nas últimas décadas nos dá a nítida sensação de que o futuro está chegando rápido demais, mudando as regras do jogo enquanto ainda estamos aprendendo a jogar.

Para alinhar isso ao que estudamos sobre o contexto de Inovação, você tocou em um conceito clássico chamado Inovação Disruptiva. Ao longo da história da humanidade, sempre que uma tecnologia disruptiva surgiu (o tear mecânico, a fotografia, o computador pessoal), houve um primeiro momento de grande temor pelo fim de profissões inteiras. No entanto, o que a história da tecnologia nos mostra é que o mercado passa por um processo de transformação e substituição de tarefas, e não necessariamente de extinção completa de profissões.

Para acalmar um pouco essa aflição e enriquecer a sua visão como futuro designer no mercado atual, vale a pena analisar alguns pontos importantes:

1. A IA substitui tarefas operacionais, não a visão estratégica

A Inteligência Artificial Generativa trabalha combinando padrões que ela já viu no passado. Ela é fantástica para gerar 50 variações de um banner em segundos, recortar um fundo de imagem ou testar paletas de cores. Essas são tarefas mecânicas e operacionais.

O que a IA não tem (e não terá tão cedo) é a Intuição Humana, a Empatia e o Contexto Cultural. Um bom design não é apenas uma imagem bonita na tela; é a solução de um problema de comunicação para um público real. Entender a dor de um cliente, captar a essência de uma marca e traduzir isso em sentimento é algo profundamente humano.

2. A diferença entre o "perfeito" e o "marcante"

Você usou uma palavra perfeita em seu texto: acolhedor. A arte e o design feitos por pessoas carregam imperfeições intencionais, histórias, suor e bagagem de vida. Conforme o mercado for inundado por milhões de imagens genéricas geradas por algoritmos, o comportamento do consumidor vai mudar. O público começará a valorizar e pagar mais caro justamente pelo que é autêntico, feito à mão, exclusivo e que tenha o toque humano evidente.

3. A virada de chave: O profissional "Centauro"

No mercado atual, a maior ameaça para um designer não é a IA em si, mas sim outro designer que sabe usar a IA a seu favor. Em vez de olhar para a Inteligência Artificial como uma substituta, as mentes mais inovadoras do mercado a utilizam como uma assistente de alta velocidade.

• Antes: Você passava 4 horas buscando referências e recortando imagens no Photoshop.
  • Agora: Você usa a IA para fazer os recortes e gerar os esboços iniciais em 15 minutos, e gasta as outras 3 horas e 45 minutos focando no conceito, na estratégia, na tipografia e no atendimento ao cliente.

A tecnologia avança rápido, mas a sua paixão pelo design e pelo acolhimento que a arte humana proporciona são as suas maiores vantagens competitivas. Use as ferramentas para automatizar o que for chato e operacional, e guarde a sua energia para o que te faz único: a sua humanidade.

Espero que possa ter lhe ajudado!