Primeira parte concluida com sucesso.
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//Variaveis da Bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 20; let raio = diametro / 2;
//Velocidade da Bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;
function setup() { createCanvas(600, 400); }
//na função draw nós criamos e movimentamos a bolinha, além de "if" verificamos a colisão com as bordas. function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaBordas(); }
function mostraBolinha(){ circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha (){ xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }
function verificaBordas (){ if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1; }
}