1
resposta

Exercício de autoreflexão - sou um bom ouvinte ?

A minha resposta para as perguntas foram negativas para 2 das 3 perguntas, o que indica que não sou um bom ouvinte... Com base nas minhas respostas concluo que tenho tendência de querer expressar opinião antes que as pessoas terminem de falar e tenho dificuldade em considerar outros pontos de vista. Isso me indica que posso me beneficiar a desenvolver ainda mais a habilidade de escuta ativa com as dicas desse curso. Depois de ler alguns conteúdos na internet, verifiquei que posso desenvolver novas habilidades para tentar contornar um pouco essa situação, como por exemplo:

  • Se concentrar na pessoa que está falando, demonstrando interesse pela fala;
  • fazer perguntas sobre o que esta sendo dito;
  • respeitar o tempo do raciocínio do outro;
  • evitar julgamentos;
  • ser mais empático, se colocando no lugar e tentar compreender os sentimentos em jogo;

entendo que é um processo contínuo e espero desenvolver algumas dessas habilidades com o decorrer dos estudos nessa trilha.

1 resposta

Oi, Gustavo! Tudo bom?

Que bom ver que você está se dedicando a melhorar suas habilidades de escuta ativa! Reconhecer que há espaço para crescimento já é um grande passo.

As dicas que você encontrou são realmente valiosas. Vou destacar algumas práticas que podem te ajudar ainda mais no desenvolvimento dessa habilidade:

  1. Concentre-se na pessoa que está falando: Tente manter contato visual e evite distrações como celular ou outras atividades. Isso demonstra respeito e interesse genuíno.

  2. Faça perguntas: Isso não só mostra que você está prestando atenção, mas também ajuda a esclarecer pontos e aprofundar a conversa. Perguntas como "Você pode explicar mais sobre isso?" ou "Como você se sentiu em relação a isso?" são boas opções.

  3. Respeite o tempo do outro: Deixe a pessoa concluir seu raciocínio antes de responder. Isso evita interrupções e mostra que você valoriza o que ela tem a dizer.

  4. Evite julgamentos: Tente ouvir sem preconceitos ou pré-julgamentos. Isso cria um ambiente mais aberto e seguro para a troca de ideias.

  5. Seja empático: Coloque-se no lugar da outra pessoa e tente entender suas emoções e perspectivas. Isso não significa que você precisa concordar, mas sim compreender.

Lembre-se de que a escuta ativa é uma habilidade que se desenvolve com prática contínua. Tente aplicar essas técnicas em suas interações diárias e observe como elas impactam suas conversas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.