<meta charset="UTF-8">
<script>
/*
Primeiramente, no arquivo jogo_adivinha.html, pedimos para o
computador "pensar" em um número aleatório por meio do Math.random()
e multiplicamos esse valor por 100, assim, teremos um número
entre 0 e 100. Por fim, arredondamos o valor para obtermos
um número inteiro. Teremos o seguinte código:
*/
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
/*
**** DESAFIOS ****
1- Você pode criar uma função sorteia que recebe um número n e
sorteia um número entre 0 a n, retornando esse valor.
Dessa forma, em vez de escrever var numeroPensado = Math.round(Math.random() * n);
você escreveria var numeroPensado = sorteia(n);.
Faça essa modificação, criando a nova função e utilize-a.
2 - Faça com que seu jogo mostre, quando o usuário errar a tentativa,
se o número que ele chutou era maior ou menor ao número pensado pelo programa.
*/
function numero() {
var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 10);
return numeroPensado;
}
var chute = parseInt(prompt("Já pensei. Qual você acha que é? (0 a 10)"));
if(chute == numero()) {
mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + numero());
} else {
mostra("Você errou! Eu tinha pensado no " + numero());
pulaLinha();
maiorOUmenor()
}
function maiorOUmenor(){
if (chute > numero()){
mostra("O número que você chutou era maior");
} else {
mostra("O número que você chutou era menor");
}
return maiorOUmenor;
}
</script>
Eu consegui resolver o problema removendo a função que estava gerando outro número aleatório...
<meta charset="UTF-8">
<script>
/*
Primeiramente, no arquivo jogo_adivinha.html, pedimos para o
computador "pensar" em um número aleatório por meio do Math.random()
e multiplicamos esse valor por 100, assim, teremos um número
entre 0 e 100. Por fim, arredondamos o valor para obtermos
um número inteiro. Teremos o seguinte código:
*/
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
/*
**** DESAFIOS ****
1- Você pode criar uma função sorteia que recebe um número n e
sorteia um número entre 0 a n, retornando esse valor.
Dessa forma, em vez de escrever var numeroPensado = Math.round(Math.random() * n);
você escreveria var numeroPensado = sorteia(n);.
Faça essa modificação, criando a nova função e utilize-a.
2 - Faça com que seu jogo mostre, quando o usuário errar a tentativa,
se o número que ele chutou era maior ou menor ao número pensado pelo programa.
Quando você antes de você chutar o numero no prompt você já havia chamado a função numero que escolheu um valor entre 0 e 10,
(Vamos imaginar que foi sorteado o valor 3) e você chute 5, quando você verifica se chute == numero() você faz com que o
programa gere um novo numero (Gerou o numero 9), então você errou o numero e vai consultar se o chute é maior ou menor,
se chute > numero() aqui já ta gerando novamente um numero aleatório, imagina que esse numero é 5, você não tem caso de verificação caso o chute seja igual.
*/
var chute = parseInt(prompt("Já pensei. Qual você acha que é? (0 a 10)"));
var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 10);
if(chute == numeroPensado) {
mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + numeroPensado);
} else {
mostra("Você errou! Eu tinha pensado no " + numeroPensado);
pulaLinha();
}
if (chute > numeroPensado){
mostra("O número que você chutou era maior");
} else {
mostra("O número que você chutou era menor");
}
</script>
Obrigado pela dica!