Bom dia a todos! Tudo bem?
Estou com uma dúvida, estou aprendendo c e c++, e queria gerar arquivos exe com ícones personalizado, para não ficar com a aquele visual padrão do windows e do linux. Como faço isso?
Bom dia a todos! Tudo bem?
Estou com uma dúvida, estou aprendendo c e c++, e queria gerar arquivos exe com ícones personalizado, para não ficar com a aquele visual padrão do windows e do linux. Como faço isso?
Olá Guilherme! Tudo bem?
Desculpe pela demora em obter retorno.
Uma opção é utilizar a biblioteca "WinAPI" no Windows ou a biblioteca "GTK" no Linux para criar uma janela personalizada e adicionar um ícone. Essas bibliotecas possuem funções específicas para manipular a interface gráfica e adicionar ícones aos executáveis.
Outra opção é utilizar ferramentas externas, como o Resource Hacker, para modificar o ícone de um executável já compilado. Com essa ferramenta, você pode substituir o ícone padrão por um ícone personalizado.
Aqui está um exemplo de como adicionar um ícone personalizado utilizando a biblioteca "WinAPI" no Windows:
#include <windows.h>
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow)
{
// Registrar a classe da janela
WNDCLASS wc = {0};
wc.lpfnWndProc = DefWindowProc;
wc.hInstance = hInstance;
wc.hIcon = LoadIcon(hInstance, "icone.ico"); // Carregar o ícone personalizado
wc.lpszClassName = "MinhaJanela";
RegisterClass(&wc);
// Criar a janela
HWND hWnd = CreateWindow("MinhaJanela", "Minha Janela", WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, 500, 500, NULL, NULL, hInstance, NULL);
// Exibir a janela
ShowWindow(hWnd, nCmdShow);
// Loop de mensagens
MSG msg;
while (GetMessage(&msg, NULL, 0, 0))
{
TranslateMessage(&msg);
DispatchMessage(&msg);
}
return 0;
}
Lembre-se de substituir "icone.ico" pelo caminho do seu ícone personalizado.
Espero ter ajudado e bons estudos!