Bom dia a todos! Tudo bem?
Estou com uma dúvida, estou aprendendo c e c++, e queria gerar arquivos exe com ícones personalizado, para não ficar com a aquele visual padrão do windows e do linux. Como faço isso?
Bom dia a todos! Tudo bem?
Estou com uma dúvida, estou aprendendo c e c++, e queria gerar arquivos exe com ícones personalizado, para não ficar com a aquele visual padrão do windows e do linux. Como faço isso?
Olá Guilherme!
Fico feliz em saber que você está aprendendo C e C++! É uma ótima escolha de linguagens de programação.
Para gerar um arquivo executável com um ícone personalizado, você precisa utilizar uma biblioteca específica para isso. No caso do Windows, você pode utilizar a biblioteca WinAPI para modificar o ícone do executável. Já no Linux, você pode utilizar a biblioteca GTK ou Qt para realizar essa tarefa.
Vou te dar um exemplo de como fazer isso utilizando a biblioteca WinAPI no Windows:
#include <windows.h>
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow)
{
// Defina o caminho para o arquivo do ícone
LPCTSTR iconPath = "caminho_para_o_icone.ico";
// Carregue o ícone
HICON hIcon = (HICON)LoadImage(hInstance, iconPath, IMAGE_ICON, 0, 0, LR_LOADFROMFILE);
// Defina o ícone para a janela principal
SendMessage(GetActiveWindow(), WM_SETICON, ICON_BIG, (LPARAM)hIcon);
// Resto do seu código...
return 0;
}
Nesse exemplo, você precisa substituir "caminho_para_o_icone.ico" pelo caminho do arquivo do ícone que você deseja utilizar. E lembre-se de incluir a biblioteca windows.h
no seu código.
Espero que isso te ajude a personalizar o ícone dos seus executáveis! Se você estiver utilizando o Linux, me avise que posso te dar mais informações sobre como fazer isso utilizando as bibliotecas GTK ou Qt.
Espero ter ajudado e bons estudos!