3
respostas

Execução de comando em um determinado tempo

Ola, sou iniciante em Python e estou com uma duvida, preciso buscar uma informação de horário em uma tabela no MySQL, e inserir essa informação no meu script Python, usar esse horário que esta inserido no tabela, e quando for o horário descrito na base de dados ele executa um comando que exibe um outro script, isso é possível com o Python.

3 respostas

Thiago,

É possível sim, o mysql tem varias funções que retornam data/hora.

Instrução SQL para retornar data atual do servidor

SELECT CURDATE(); ou SELECT CURRENT_DATE();

Instrução SQL DATE_FORMAT()

SELECT DATE_FORMAT(CURDATE() ‘%d/%m/%Y’);

Observações:O parâmetro “%” é obrigatório antes de informar os caracteres de formato. Abaixo seguem alguns formatos aceitos:

Especificação Descrição %d Dia do mês numérico(00..31) %D Dia do mês com sufixo (em Inglês) %m Mês, numérico(00..12) %M Nome do Mês(em Inglês) %y Ano, numérico (dois dígitos) %Y Ano, quatro dígitos numéricos

No site oficial do MySQL existe uma tabela com vários outros formatos aceitos, inclusive formatos do tipo time, para formatar horas, minutos e segundos.

Outra função muito útil é a “EXTRACT()”, com ela podemos extrair várias informações sobre a data passada como parâmetro. Para usar a função “EXTRACT()” temos que passar 2 parâmetros:

Tipo de informação que desejamos que a função retorne: DAY(Dia), MONTH(Mês) e YEAR(Ano) entre outros. Data que será extraída as informações. Nesse exemplo vou fragmentar a data retornada pela função CURDATE() em dia , mês e ano.

SELECT EXTRACT(DAY FROM CURDATE()) AS DIA, EXTRACT(MONTH FROM CURDATE()) AS MES, EXTRACT(YEAR FROM CURDATE()) AS ANO;

OBS: Acho que esta pergunta foge um pouco do escopo do fórum, como sugestão vc pode usar o grupo Python Brasil no google, que tem maiores informações sobre a sua duvida: https://groups.google.com/forum/#!forum/python-brasil

Muito Obrigado vou seguir sua orientação!

Thiago,

Se ajudou coloca como solucionado. E precisando estamos ai para ajudar os colegas.