Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Exceções de métodos abstratos em classes filhas

Digamos que tenho uma classe mãe "Funcionario" que tem um método abstrato "Bonus". Agora quero implementar da seguinte forma:

Todos funcionários têm "Bonus" exceto o Gerente, que extende a classe Funcionario. Como eu deveria fazer isto? Visto que é obrigatório as filhas terem o método abstrato da classe mãe?

O Eclipse deu uma sugestão de correção, sobrescrevendo o método abstrato:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mas isto é coerente? Sobrescrever apenas?

3 respostas
solução!

Fala, Gustavo!

Lembre que a herança é do tipo é um. Ou seja: todo homem tem umbigo, tem cérebro, etc., porque é um ser humano.

Quando queremos que apenas algumas classes tenham determinados comportamentos, mas não todas (ou seja, nem toda classe é um), utilizamos uma interface. Daí, somente quem precisar daquele comportamento, deverá implementar a interface.

Assim, se os funcionários terão um bônus, você faz a classe funcionário implementar uma interface chamada bonus e implementa o método. Se os gerentes não terão esse bônus, basta que a classe gerente não implemente essa mesma interface.

Clareou um pouco a ideia?

Qualquer coisa, deixa um comentário. Abraço.

Ah entendi, ainda chegarei nas interfaces, realmente era só eu terminar o módulo kk. Mas muito obrigado, resolveu minha dúvida já com spoiller do que vou ver

Show! Bons estudos! Abraço.