2
respostas

Ética e tecnologia

Vendo os vídeos e pensando nas mudanças sociais que nosso mundo tem passado, percebo que em alguns casos o avanço tecnológico acaba incorrendo em implicações éticas e muitas vezes até mesmo prejudicando a experiência do usuário.

Um exemplo são as plataformas de seleção de candidatos, onde existem diversas etapas e testes a serem realizados que, guiados pelos algoritmos, acabam muitas vezes excluindo excelentes candidatos. Muitas vezes vejo que para vagas operacionais, com exigência de ensino médio apenas, por exemplo, o candidato tem que passar por dezenas de testes, preencher centenas de fichas que na prática não avaliam de forma adequada o candidato.

Acabaram-se os feedbacks, ou quando os mesmos existem, são automatizados e generalistas.

Outro exemplo que vi recentemente foi uma empresa de tecnologia anunciando um serviço de desligamento de funcionários de maneira totalmente automática. Acredito que temos que ter bastante cuidado e observar muito bem para onde o avanço tecnológico tem nos levado e como essa busca incessante por produtividade tem afetado o fator humano.

2 respostas

Olá Ana, usou um bom exemplo, também concordo com você, esse assunto está cada vez mais presente em discussões no linkedIn, pois é algo que precisa muito de nossa atenção.

Olá, estou nas primeiras aulas do curso de gestão ágil e quanta coisa interessante que a gente passa e muitas vezes nem percebe. No mundo de TI essa tecla é bem tocada. Sempre vejo que as organizações se preocupam com o bem-estar das pessoas. São geralmente inclusivas. Horários flexíveis e todo tipo de esforço pra fazer você se sentir bem. Quando trago isso pra realidade da maiorida das pessoas, que trabalham em empregos "comuns", chega a ser assustador.

Na minha cidade não existem mais cobradores nos ônibus, a cobrança da passagem é automática agora. Também percebi o aumento no número daqueles totens de autoatendimento em shoppings, pequenos estabelecimentos, por exemplo.