2
respostas

Estou estudando sobre SOLID e queria tirar uma duvida sobre LSP.

Eu fiz um exemplo em Flutter e gostaria de saber se ele estaria cumprindo esse princípio da forma correta.

class Funcionario {
  void salario(){}
}

class FuncionarioComissionado extends Funcionario {
  @override
  void salario() {
    // TODO: implement salario
    super.salario();
  }

void comissao(){}
}

class Gerente extends FuncionarioComissionado {
  @override
  void salario() {
    super.salario();
  }

@override
  void comissao() {
    // TODO: implement comissao
    super.comissao();
  }
}

class Vendedor extends FuncionarioComissionado {
  @override
  void salario() {
    super.salario();
  }

@override
  void comissao() {
    // TODO: implement comissao
    super.comissao();
  }  
}

class Recepcionista extends Funcionario {
  @override
  void salario() {
    super.salario();
  }
}

Como podem ver no exemplo a classe principal Funcionario, inicialmente teria os métodos salario() e comissao() que seria extendida para Recepcionista e Vendedor. Mas caso fosse extendida para a classe Recepcionista, não estaria cumprindo a LSP, pois não faria sentido ter o método de comissão para a classe Recepcionista. Seguindo o princípio LSP, o método comissao() iria para a classe Vendedor, dessa forma mantendo a classe vendedor executando os métodos necessários para ela e a classe Recepcionista executando apenas o que se refere há ela na classe Funcionario com o método salario().

Eu pensei "e se alguém quiser incluir a classe Gerente" como que fica?

Criei então a classe FuncionarioComissionado que extend de Funcionario, recebendo então o método salario() e agregando o método comissao() para essa classe. Assim extendi a classe FuncionarioComissionado para as classes Gerente e Vendedor para que possasm executar os métodos salario() e comissao() e extendi a classe Funcionario para a classe Recepcionista, mantendo o princípio de Liskov.