1
resposta

Esta forma também é correta?

<meta charset="UTF-8">

<script>

    var media = (12 + 13 + 15)/3;
    document.write("A média da idade das filhas do Hacker é de " + Math.round (media) + (" anos."));

</script>

Claro que a ideia principal seria identificar todas as filhas em variáveis, mas talvez desta forma o código fique um pouco mais enxuto.

1 resposta

Boa tarde Henrique, tudo certo?

Como você mesmo disse, a proposta desta atividade é exercitar o conceito de nomes significativos para variáveis.

Utilizar nomes significativos no nosso código nos ajuda bastante a poder reler e fazer alterações com facilidade no nosso código, além de permitir que outros colegas que estejam trabalhando no mesmo projeto tenham um entendimento melhor e mais direto do que o nosso código está fazendo. Isso serve para as variáveis, funções, métodos e o máximo de coisas que pudermos dar nomes.

Os exemplos de aula costumam ser bem curtos e podem não representar bem a real necessidade de utilizar nomes que façam sentido por si só, afinal, no exemplo das idades nós conseguimos entender em instantes qual problema está sendo resolvido com esse trecho. Agora, imagine um projeto com dezenas de arquivos e milhares de linhas com uma variável chamada media no meio delas. O que esse nome nos diz? É uma média numérica ou um termo que vem do inglês (media)? Se for numérico, é uma média do quê? Ao aproximar um projeto grande ou com muitos contribuidores entendemos rapidamente a necessidade de nomear melhor as variáveis.

Então não se preocupe em ter um código mais enxuto. A minha recomendação é não economizar em caracteres, pois a legibilidade do código em muitos casos vai ser mais importante do que a quantidade de linhas que ele está ocupando. Um código que utiliza variáveis com letras do alfabeto sozinhas (como a, b ou j) pode até funcionar, mas vai ser chato quando você precisar fazer uma alteração e não lembrar qual letra significa o quê - além de que seus colegas vão te olhar feio. Então, hoje em dia, escrevemos os códigos mais para outras pessoas e nós mesmos do que para as máquinas que vão executá-lo.

Parabéns em trazer o seu exemplo e interagir aqui com a comunidade. Colocar o que estamos pensando pra fora é uma ótima forma de aprender. Continue assim e bons estudos!