1
resposta

Erro no recebimento pelo servidor

$ git pull local1 master fatal: 'C:/users/Lenovo/documents/github/servidor1/' does not appear to be a git repository fatal: Could not read from remote repository.

Please make sure you have the correct access rights and the repository exists.

Eu tinha criado um servidor sem ser "bare" daí tive que criar um outro chamado servidor2, e aparentemente deu certo, mas quando ana vai receber o arquivo, aparece essa mensagem, como se eu estivesse usando ele, mas tentei remover com "rm" e não consegui.

1 resposta

Oi, Pedro! Tudo certo por aí?

Desde já, peço perdão pela demora em te responder.

A remoção de um repositório, quando estamos desenvolvendo um projeto e utilizando o Git, acontece de uma maneira diferente. Por esse motivo, para resolver este erro e possibilitar a execução do pull, teremos que seguir alguns passos. Vamos nessa?

1 - Remover o repositório “servidor1”: para trabalhar com a segunda pasta, “servidor2”, teremos que ir até a pasta com o nosso nome e remover o repositório remoto que chamamos de “local1”, desta maneira:

git remote remove local1

O comando é semelhante àquele que usamos para adicionar um novo repositório. A diferença é que, desta vez, digitamos a palavra “remove” e não foi necessário passar o caminho do diretório.

2 - Adicionar o novo repositório remoto, assim:

git remote add local2 'C:/users/Lenovo/documents/github/servidor2/'

3 - Realizar alguma modificação em nosso projeto;

4 - Adicioná-la ao stage (momento anterior ao commit):

git add .

5 - Fazer o commit:

git commit -m "Digite aqui uma frase descritiva sobre a mudança feita!"

6 - Fazer o push para “servidor2”:

git push local2 master

7 - Retornar à pasta da Ana;

8 - Deletar a pasta que foi utilizada para clonar o conteúdo do repositório remoto. Caso tenha criado a pasta “projeto”, teremos algo desta forma:

rm -r projeto

O rm vem de "Remove Item", que significa “Remover item”. A fim de remover não sobre o diretório “projeto”, mas também o conteúdo contido nele, será necessário digitar -r.

9 - Clonar o novo repositório:

git clone 'C:/users/Lenovo/documents/github/servidor2/' projeto

10 - Navegar até a nova pasta de nome “projeto”:

cd projeto

11 - Realizar o pull: por padrão, quando clonamos um repositório, o nome que o referencia é “origin”. Portanto, ao invés de “local2”, digitaremos a palavra “origin”, desta forma:

git pull origin master

Ao fim, depois desses passos, a Ana passa a receber o conteúdo do repositório remoto e o erro não aparece mais, pois deixamos somente um repositório remoto (localizado na pasta “servidor2”) e utilizamos o nome correto para referenciá-lo dentro da pasta da Ana!

Pedro, espero que tenha compreendido minha explicação. Caso a dúvida persista ou apareçam novos questionamentos, sinta-se confortável para postar no fórum. Fico à disposição para ajudá-lo.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software