Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

17
respostas

Erro no Insomnia "500" Embeddable

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade ,

Então eu ja tentei de todas as formas corrigir este erro do insomnia, mas ainda sim persiste, e meu codigo esta correto, prfv me ajudem

17 respostas

Oi!

Pode ser problema com o Lombok. Verifica esse tópico para ser se é o seu caso: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-no-construtor-os-gets-estao-em-vermelho-pedindo-pra-criar-um-metodo-porem-na-aula-nao-tem-467215?hasAccessMGM=true

Opa !! Boa tarde Rodrigo, meu Lombok esta instalado corretamente

No intelliJ o meu codigo está perfeitamente igual ao da aula, o erro é apenas no insomnia, inclusive não estou conseguindo criar uma "HTTP Request", eu encolhi a aba e ela nao quer mais abrir novamente

Ok. Manda aqui a stack trace completa, copiando do IntelliJ.

Mando por aqui mesmo ? todos ou so de algum especifico ?

Pode mandar aqui a stacktrace, pois no print do insomnia saiu apenas uma pedaço dela e não dá para saber mais detalhes da Exception.

so um momento, meu insomnia não ta querendo me mostrar a lista da lateral com meus testes da tabela medico(depois que diminuir ele nao quis voltar mais)

org.springframework.orm.jpa.JpaSystemException: Unable to locate constructor for embeddable 'med.voll.api.endereco.Endereco'\r\n\tat org.springframework.orm.jpa.vendor.HibernateJpaDialect.convertHibernateAccessException(HibernateJpaDialect.java:341)\r\n\tat org.springframework.orm.jpa.vendor.HibernateJpaDialect.translateExceptionIfPossible(HibernateJpaDialect.java:241)\r\n\tat org.springframework.orm.jpa.AbstractEntityManagerFactoryBean.translateExceptionIfPossible(AbstractEntityManagerFactoryBean.java:560)\r\n\tat org.springframework.dao.support.ChainedPersistenceExceptionTranslator.translateExceptionIfPossible(ChainedPersistenceExceptionTranslator.java:61)\r\n\tat org.springframework.dao.support.DataAccessUtils.translateIfNecessary(DataAccessUtils.java:343)\r\n\tat org.springframework.dao.support.PersistenceExceptionTranslationInterceptor.invoke(PersistenceExceptionTranslationInterceptor.java:160)\r\n\tat org.springframework.aop.framework.ReflectiveMethodInvocation.proceed(ReflectiveMethodInvocation.java:184)\r\n\tat org.springframework.data.jpa.repository.support.CrudMethodMetadataPostProcessor$CrudMethodMetadataPopulatingMethodInterceptor.invoke(CrudMethodMetadataPostProcessor.java:165)\r\n\tat org.springframework.aop.framework.ReflectiveMethodInvocation.proceed(ReflectiveMethodInvocation.java:184)\r\n\tat org.springframework.aop.framework.JdkDynamicAopProxy.invoke(JdkDynamicAopProxy.java:223)\r\n\tat jdk.proxy4/jdk.proxy4.$Proxy128.save(Unknown Source)\r\n\tat med.voll.api.controller.MedicoController.cadastrar(MedicoController.java:24)\r\n\tat java.base/jdk.internal.reflect.DirectMethodHandleAccessor.invoke(DirectMethodHandleAccessor.java:103)\r\n\tat java.base/java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:580)\r\n\tat org.springframework.aop.support.AopUtils.invokeJoinpointUsingReflection(AopUtils.java:359)\r\n\tat org.springframework.aop.framework.ReflectiveMethodInvocation.invokeJoinpoint(ReflectiveMethodInvocation.java:196)\r\n\tat org.springframework.aop.framework.ReflectiveMethodInvocation.proceed(ReflectiveMethodInvocation.java:163)\r\n\tat org.springframework.transaction.interceptor.TransactionAspectSupport.invokeWithinTransaction(TransactionAspectSupport.java:380)\r\n\tat org.springframework.transaction.interceptor.TransactionInterceptor.invoke(TransactionInterceptor.java:119)\r\n\tat org.springframework.aop.framework.ReflectiveMethodInvocation.proceed(ReflectiveMethodInvocation.java:184)\r\n\tat org.springframework.aop.framework.CglibAopProxy$DynamicAdvisedInterceptor.intercept(CglibAopProxy.java:727)\r\n\tat med.voll.api.controller.MedicoController$$SpringCGLIB$$0.cadastrar()\r\n\tat java.base/jdk.internal.reflect.DirectMethodHandleAccessor.invoke(DirectMethodHandleAccessor.java:103)\r\n\tat java.base/java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:580)\r\n\tat org.springframework.web.method.support.InvocableHandlerMethod.doInvoke(InvocableHandlerMethod.java:255)\r\n\tat org.springframework.web.method.support.InvocableHandlerMethod.invokeForRequest(InvocableHandlerMethod.java:188)\r\n\tat org.springframework.web.servlet.mvc.method.annotation.ServletInvocableHandlerMethod.invokeAndHandle(ServletInvocableHandlerMethod.java:118)\r\n\tat org.springframework.web.servlet.mvc.method.annotation.RequestMappingHandlerAdapter.invokeHandlerMethod(RequestMappingHandlerAdapter.java:986)\r\n\tat org.springframework.web.servlet.mvc.method.annotation.RequestMappingHandlerAdapter.handleInternal(RequestMappingHandlerAdapter.java:891)\r\n\tat org.springframework.web.servlet.mvc.method.AbstractHandlerMethodAdapter.handle(AbstractHandlerMethodAdapter.java:87)\r\n\tat org.springframework.web.servlet.DispatcherServlet.doDispatch(DispatcherServlet.java:1088)\r\n\tat org.springframework.web.servlet.DispatcherServlet.doService(DispatcherServlet.java:978)\r\n\tat org.springframework.web.servlet.FrameworkServlet.processRequest(FrameworkServlet.java:1014)\r\n\tat org.springframework.web.servlet.FrameworkServlet.doPost(FrameworkServlet.java:914)\r\n\tat jakarta.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:590)\r\n\tat at

Manda aqui o código da suas classes MedicoController, Medico, Endereco, DadosCadastroMedico e DadosEndereco

package med.voll.api.controller;

import jakarta.validation.Valid;
import med.voll.api.medico.DadosCadastroMedico;
//import med.voll.api.medico.DadosListagemMedico;
import med.voll.api.medico.Medico;
import med.voll.api.medico.MedicoRepository;
import org.springframework.beans.factory.annotation.Autowired;
import org.springframework.transaction.annotation.Transactional;
import org.springframework.web.bind.annotation.*;

import java.util.List;

@RestController
@RequestMapping("medicos")
public class MedicoController {

@Autowired
    private MedicoRepository repository;

@PostMapping
    @Transactional
    public void cadastrar(@RequestBody @Valid DadosCadastroMedico dados) {
        repository.save(new Medico(dados));
    }

//@GetMapping
    //public List<DadosListagemMedico> listar() {

//  return repository.findAll().stream().map(DadosListagemMedico::new).toList();
   // }

}
package med.voll.api.medico;
import jakarta.persistence.*;
import lombok.AllArgsConstructor;
import lombok.EqualsAndHashCode;
import lombok.Getter;
import lombok.NoArgsConstructor;
import med.voll.api.endereco.Endereco;

@Table(name = "medicos")
@Entity(name = "Medico")
@Getter
@NoArgsConstructor
@AllArgsConstructor
@EqualsAndHashCode(of = "id")
public class Medico {

@Id @GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY)
    private Long id;
    private String nome;
    private String email;

private String telefone;

private String crm;

@Enumerated(EnumType.STRING)
    private Especialidade especialidade;

@Embedded
    private Endereco endereco;

public Medico(DadosCadastroMedico dados) {
        this.nome = dados.nome();
        this.email = dados.email();
        this.telefone = dados.telefone();
        this.crm = dados.crm();
        this.especialidade = dados.especialidade();
        this.endereco = new Endereco(dados.endereco());
    }
}
package med.voll.api.endereco;
import jakarta.persistence.Embeddable;
import lombok.Getter;

@Embeddable
@Getter
@NoArgsConstructor
@AllArgsConstructor
public class Endereco {

private String logradouro;
    private String bairro;
    private String cep;
    private String numero;
    private String complemento;
    private String cidade;
    private String uf;

public Endereco(DadosEndereco dados) {
        this.logradouro = dados.logradouro();
        this.bairro = dados.bairro();
        this.cep = dados.cep();
        this.uf = dados.uf();
        this.cidade = dados.cidade();
        this.numero = dados.numero();
        this.complemento = dados.complemento();
    }
}
package med.voll.api.medico;

import jakarta.validation.Valid;
import jakarta.validation.constraints.Email;
import jakarta.validation.constraints.NotBlank;
import jakarta.validation.constraints.NotNull;
import jakarta.validation.constraints.Pattern;
import med.voll.api.endereco.DadosEndereco;

public record DadosCadastroMedico(
        @NotBlank
        String nome,
        @NotBlank
        @Email
        String email,

@NotBlank
        String telefone,
        @NotBlank
        @Pattern(regexp = "\\d{4,6}")
        String crm,
        @NotNull
        Especialidade especialidade,

@NotNull @Valid DadosEndereco endereco) {
}
package med.voll.api.endereco;
import jakarta.persistence.Embeddable;
import lombok.Getter;

@Embeddable
@Getter
@NoArgsConstructor
@AllArgsConstructor
public class Endereco {

private String logradouro;
    private String bairro;
    private String cep;
    private String numero;
    private String complemento;
    private String cidade;
    private String uf;

public Endereco(DadosEndereco dados) {
        this.logradouro = dados.logradouro();
        this.bairro = dados.bairro();
        this.cep = dados.cep();
        this.uf = dados.uf();
        this.cidade = dados.cidade();
        this.numero = dados.numero();
        this.complemento = dados.complemento();
    }
}

Se precisar de mais alguma coisa, é so avisar, mas eu ja subtitui o @Getter, pra fazer o Getters e Setters de forma manual, inclusive tentei fazer um sout pra mostrar o debug do @Embeddable, mas não posso fazer um sout o negocio nao ta reconhecendo esse comando, não sei o pq

O código está certinho. Como a exception indica que não achou o construtor, estou achando que pode ser um problema do Lombok no seu Intellij.

Abre as configurações (atalho: CTRL + ALT + S) e verifica essa opção conforme o print:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Depois disso faça um rebuild no projeto: Botão direito no projeto -> Rebuild Module. Reinicie o projeto e veja se vai resolver.

Permanece o erro... acho que darei continuidade ao curso normalmente, e depois vejo em outra computador